» » Por Que é Importante Estudar História?

Por Que é Importante Estudar História?

É importante estudar história porque é através dela que podemos entender como os homens viviam no passado, como era a cultura, a política, a economia, a sociedade e tudo o que existiu e existe. É importante também porque através desse conhecimento podemos entender o que acontece no presente e pensar no que pode acontecer no futuro.

Leia também:

História do Trabalho

O trabalho existe desde a antiguidade quando os primeiros homens na pré-história inventaram a pedra lascada e o machado para poder caçar, pescar, usar na agricultura e outras coisas. Nessa época ele era livre e independente, sendo realizado somente para o próprio sustento e todos tinham relações iguais de ocupação.

A partir dessa era primitiva, quando o homem começou a plantar e estocar alimentos, foram se desenvolvendo outras formas de trabalho, como o escravo, o feudal, o capitalista e o socialista de acordo com a modificação da sociedade.

A escravidão foi o período onde os que detinham o poder eram os senhores de engenho e os escravos pertenciam a eles, portanto trabalhavam incansavelmente sem receber nada em troca e nas piores condições possíveis.

Com a queda da escravidão no século XIX surgiu o sistema feudalista, onde o trabalho do servo estava totalmente preso ao senhor feudal que era trocado por proteção. Eles podiam plantar para si, mas a maior parte da colheita ficava para os proprietários.

No fim da Idade Média, com o surgimento do comércio surge o capitalismo. Inicialmente mercantilista, baseado na troca de mercadorias, depois industrial, com o grande avanço das indústrias na Inglaterra, época em que as forças de trabalho entre patrão e empregado se tornaram mais desiguais e mais recente, o capitalismo financeiro que trabalha com a integração da indústria com o banco.

O regime de trabalho socialista fundamenta-se nas ideias de Karl Marx, que defende um trabalho que beneficie a todos igualmente e que isso ocorra através do controle do estado. Apesar de ter sido implantado em alguns países, o sistema de trabalho baseado no capitalismo prevalece sobre o socialismo.

Leia também:

Introdução aos Estudos Históricos

A História é uma ciência que nasceu na Grécia antiga. Anteriormente ela não era registrada, mas a partir do grego Heródoto ter designado a História como uma “investigação do passado” ela passou a ser registrada para que fosse lembrada. Esses registros vão desde elementos materiais até os imateriais.

A História estuda a vida do homem ao longo do tempo, seus pensamentos, suas ações e o reflexo de tudo no dia a dia. Devemos estuda-la para que possamos criar consciência dos papéis desenvolvidos pelos indivíduos na sociedade e para entendermos os acontecimentos presentes, além de criarmos uma boa base para pensar o que pode ser feito no futuro.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Estudo