» » Por que tomamos choque?

Por que tomamos choque?

Tomamos choque devido à Diferença de Potencial, chamada também de DPP. Exemplo: se colocarmos um dedo em uma tomada que tem 220V e nos apoiarmos em uma parede que está com 2V, essa diferença de potencial é de 118V e a energia proveniente da tomada passa pelo seu corpo em direção à parede, utilizando-o como um fio condutor, o que acaba causando a sensação eletrizante!

Também aprendemos desce cedo nas escolas que, como a água é uma condutora elétrica e o corpo humano tem 2/3 de água, é por isso que tomamos um choque!

O choque é uma sensação característica ocorrida quando uma determinada quantidade de carga elétrica move-se no nosso corpo, as quais são originadas de vários processos.

Por que Tomamos Choque Quando Encostamos em uma Pessoa?

No caso do choque ao termos contato físico com pessoas, o gerador das cargas é o que denomina-se “eletricidade estática”. Por um processo que tem por nome eletrização por atrito, uma das pessoas fica eletrizada (pode ocorrer de ambas as pessoas estarem eletrizadas). Ao entrarem em contato, há uma troca de elétrons entre elas, o que faz surgir a sensação de choque.

Por que Tomamos Choque na Torneira do Chuveiro?

No caso de tomarmos choque na torneira do chuveiro, ocorre uma diferença de potencial no espaço entre dois pontos do mesmo corpo, fator que origina uma corrente elétrica.

O corpo humano pode sentir correntes elétricas acima de 1,0 miliampère. Correntes elétricas de 100mA ou maiores podem provocar parada cardiorrespiratória, se tal corrente atravessar a região do peito. Correntes elétricas dessa ordem podem ocorrer nos conhecidos choques “domésticos”. Por esta causa, é importante ter cuidado ao manusear aparelhos elétricos ligados na rede elétrica.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Ciência