» » Por Que Tiradentes Morreu?

Por Que Tiradentes Morreu?

Tiradentes foi morto no ano de 1792 porque liderou a Inconfidência Mineira, um movimento em prol da independência do Brasil. Quem matou Tiradentes foi a corte portuguesa, que o condenou ao enforcamento e esquartejamento.

As partes esquartejadas de Tiradentes ficaram expostas na estrada que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro para servir de lição àqueles que almejassem a independência do país e para inibir o surgimento de revoluções com esse propósito.

Quem foi Tiradentes? Onde Nasceu?

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi o líder da Inconfidência Mineira no ano de 1792.

Tiradentes nasceu em Minas Gerais, no ano de 1746. Era filho de um proprietário rural de nacionalidade portuguesa.

Com o desejo de conhecer o Brasil, foi tropeiro, vendedor ambulante e desempenhou também a profissão de dentista – por isso o apelido. Também trabalhou com mineração e ingressou na carreira militar até o posto de alferes (correspondente ao posto de tenente).

Tiradentes se inspirou nas ideias iluministas que acabaram norteando o surgimento do primeiro movimento pela independência do Brasil – a Inconfidência Mineira, na qual foi líder.

Mais tarde, o movimento foi delatado ao governo de Portugal por Joaquim Silvério dos Reis. Tiradentes foi o único participante responsabilizado e condenado à morte, cuja execução ocorreu no dia 21 de abril de 1792.

Após muitos anos, Tiradentes foi considerado mártir da Independência e da República e herói nacional.

Tiradentes teve Filhos?

Apesar de não haver documentos comprobatórios, afirma-se que Tiradentes teve dois filhos: Joaquina da Silva Xavier e João de Almeida Beltrão.

Atualizado em: 22/11/2017 na categoria: História