» » Por que Temos Pesadelos?

Por que Temos Pesadelos?

Os pesadelos são motivados pelas situações e problemas cotidianos que não conseguimos lidar no dia a dia e acabam gerando ansiedade, estresse e preocupação. Além disso, pessoas que já sofreram traumas, como um estupro ou acidente, acabam tendo mais pesadelos porque o cérebro traz à tona novamente a situação vivida para que o medo daquilo seja superado.É claro que nos questionamos quanto aos pesadelos bizarros que pensamos não existir sentido nenhum neles, mas é aí que nos enganamos. Tudo o que vivemos, todas as emoções que absorvemos, todas essas impressões são depositadas no nosso subconsciente. Podemos até não lembrar mais de tal situação, mas ela está lá, bem guardada e pode vir a qualquer momento.

O uso de certos medicamentos como os antidepressivos e anti-hipertensivos podem desencadear mais facilmente os pesadelos, que acontecem na fase REM do sono, que dura em média meia hora, pode acontecer até 6 vezes enquanto dormimos e é a fase mais profunda onde estamos extremamente relaxados.

Diante disso, ainda temos os fatores externos – quando temos medo de algo antes de dormir – que refletem durante o sono.

Os pesadelos são mais comuns nas crianças. Os adultos também sonham e tem pesadelos, mas não com a mesma frequência que as crianças. Também devemos ressaltar que normalmente só lembramos do que sonhamos se acordamos durante a fase REM do sono.

Por Que Temos Pesadelos – Espiritismo

 

De acordo com o espiritismo, o nosso espírito deixa o nosso corpo físico enquanto dormimos, indo descobrir novos lugares, reviver momentos de vidas passadas ou encontrar familiares ou outros espíritos.

Os pesadelos podem ter diversas causas, que vão desde uma má alimentação noturna até encontros com espíritos maus, que fazem do nosso sono uma experiência cheia de aflição e medo.

Em casos de pesadelos, procure ter uma alimentação saudável à noite, evitando alimentos muito gordurosos, doces ou que façam você se sentir cheio demais. Além disso, também é indicado fazer orações antes de dormir, pois elas relaxam, além de melhorar as energias que nós liberamos.

Por Que Sonhamos?

 

Nós sonhamos porque somos estimulados a isso durante todo o dia. Tudo que acontece ao longo do dia em questão ou do dia anterior interfere diretamente nos nossos sonhos.

Sonhamos porque precisamos. O sonho serve de protetor do sono, fazendo com que possamos descansar melhor. Se você passar alguns dias sem se lembrar do que sonhou, apresentará desempenho ruim no trabalho e nas demais tarefas diárias que precisar realizar.

Os motivos exatos pelos quais sonhamos ainda são desconhecidos pela neurociência, mas é fato que, se não sonharmos, nos sentiremos muito mais cansados e estressados por isso.

Por Que Temos Pesadelos Repetidos?

 

Quando sonhamos, nosso cérebro está projetando imagens do nosso subconsciente, sendo que algumas dessas imagens servem como avisos de coisas que já sabemos, mas não aceitamos por escolha ou pela falta de percepção.

Quando sonhamos a mesma coisa por várias vezes, significa que o cérebro nos mandou essa mensagem, mas não captamos o recado, então, ele envia o mesmo recado várias vezes, até que possamos entender.

Quando não entendemos a mensagem mesmo após vários recados, o cérebro começa a adicionar cenas mais dramáticas a esse mesmo sonho, transformando-o em pesadelo.

É claro que não podemos ensinar como entender esses recados, pois cada sonho é diferente, ou seja, cada interpretação se aplica a um caso. Dessa forma, depende só de você entender o que o seu cérebro está tentando te dizer, analisando seus sonhos repetidos minuciosamente.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sensações