» » Por que Temos Medo?

Por que Temos Medo?

O medo é uma forma de promover a sobrevivência da espécie, pois nos mantém alertados dos perigos que podem acontecer para que nós possamos nos defender, atacar ou fugir. Sua presença levou a uma pressão evolutiva favorável por comportamentos mais controlados e duradouros por parte de todas as espécies.

O medo leva as pessoas a terem uma série de reações: pode ser uma cara assustada, um pulo, ficar paralisado, atacar ou tentar fugir. Segundo Charles Darwin, a reação ao medo consiste em um instinto antigo na espécie humana que não pode ser contido por teorias modernas ou ainda lógicas conhecidas.Com o passar das gerações e a evolução da sociedade, o medo continuou presente nas pessoas, mas agora em um aspecto racional como forma de continuar garantindo a sobrevivência na vida moderna e conturbada da atualidade.

Desta maneira, o sentimento do medo continua presente em nós da mesma forma que em nossos antepassados, mas na atualidade os seus estímulos é que são diferenciados.

Por Que Temos Medo do Escuro?

Ter medo do escuro é normal, pois assim como todas as outras espécies, os seres humanos sentem medo do desconhecido e, como não é possível ver ou conhecer o que está próximo de nós, já que está escuro, sentimos medo.

O medo é uma vantagem evolutiva, pois nos permite não tomar atitudes impensadas e que nos coloquem em risco, aumentando nossa expectativa de vida.

Por Que Temos Medo de Morrer?

O medo da morte é causado pelo nosso instinto de preservação, ou seja, o desejo de continuar existindo. Todas as espécies são dotadas desse desejo, pois todas querem que sua espécie continue a existir e, para isso, é preciso que os representantes sobrevivam.

Além disso, ainda há o medo do desconhecido, pois não sabemos ao certo onde vamos após a morte. É um medo cultural, implantado em nós pelas diversas religiões, como o medo do inferno, por exemplo.

Como Devemos Agir Quando Estamos Com Medo?

O primeiro passo é aceitar e admitir o medo, reconhecendo também a sua resposta física e emocional (mãos tremendo, batimento acelerado, etc) e tentar controlar essa sensação, respirando fundo.

Tente imaginar que o problema não é tão grande assim, se imagine depois que essa situação acabar, ou seja, quando você estiver seguro. Imagine que nenhum sofrimento ou situação ruim é eterna e que você se sentirá orgulhoso de si mesmo por vencer esse desafio.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sensações