» » Por que Temos Estrias?

Por que Temos Estrias?

As estrias são marcas perfeitamente normais, que surgem normalmente após períodos de crescimento e ganho rápido de peso, no qual a pele se estica, formando as linhas finas e claras chamas de estrias.

O aparecimento de estrias é muito comum na puberdade, período durante o qual crescemos de forma mais acelerada, ou na gravidez, que corresponde a um ganho de peso rápido e localizado.

A explicação para o surgimento das estrias é o estiramento excessivo da pele. A pele é um tecido bem elástico, e tem a capacidade de se esticar e acomodar mudanças de tamanho do corpo de forma bem eficiente.

No entanto, quando ela é esticada acima da sua capacidade, pequenas cicatrizes se formam, devido a uma perda da capacidade de produção de colágeno, um dos componentes da pele de forma normal.

A maioria das possuem estrias, pois elas são uma condição bem normal e comum. Elas aparecem mais frequentemente na barriga, nos seios e nos quadris, e são mais comuns em mulheres do que em homens.

O surgimento de estrias também sofre influencia genética, e algumas pessoas possuem uma maior predisposição ao seu aparecimento do que outras.

Como tratar estrias?

É realmente difícil fazer com que as estrias desapareçam completamente, mas existem formas de fazer com que elas se tornem menos perceptíveis.

Algumas pessoas utilizam maquiagem para disfarçar as marcas de estrias, e hoje em dias existem tatuagens capazes de normalizar o tom da pele e esconder as estrias.

As formas mais eficazes de reduzir a aparência das estrias é com tratamentos estéticos feitos por dermatologistas, que vão desde cirurgias a tratamentos com laser.

O melhor tratamento para as estrias é, na verdade, a prevenção. Manter a pele hidratada é uma forma de prevenir a formação de estrias, com o uso de cremes próprios com uma maior quantidade de colágeno.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: Corpo Humano