» » Por que temos dedos nos pés?

Por que temos dedos nos pés?

Os dedos nas mãos são necessários para o manuseio e construção de objetos, além de ajudarem bastante em outras coisas do dia a dia, como as libras para os mudos, por exemplo. Mas os dedos dos pés não irão construir coisas e nem segurá-las, sendo assim, quais serão as suas utilidades?

Os dedos dos pés existem devido a uma questão evolutiva. De acordo com alguns cientistas, nosso ancestral, ou seja, o primeiro vertebrado que conseguiu respirar fora d’água, possuía o padrão de cinco dedos nas patas. Desde então, acredita-se que os demais animais com vértebras que colonizaram a terra continuaram com esse padrão.Estudos fósseis indicam que esse padrão surgiu há 350 milhões de anos e está ligado ao fato das patas serem voltadas para frente, ou seja, são adaptadas à locomoção em terra firme e associadas à flexibilidade e à estabilidade.

Outra possível razão para o fato de termos 5 dedos nos pés deve-se ao fato de que nossos ancestrais aquáticos perderam as membranas entre os dedos usadas para nadar em prol de viver em terra firme, já que fora d’água existe a necessidade de controlar cada dedo individualmente. Ou seja, a função dos dedos dos pés é sustentação – permitir o equilíbrio para que possamos nos locomover.

Dedos do Pé e Equilíbrio

Os dedos do pé são muito importantes para o equilíbrio, pois eles ajudam a manter a postura ereta, dando mais sustentação e ajudando no caminhar, pois ao dobrarem-se, fazem com que o pé tenha mais contato com o chão, ou seja, a perna se dobra com mais facilidade.Sem os dedos dos pés, andaríamos mais devagar e com dificuldade, além de cansar mais rápido e sentir dores nas pernas.

Atualizado em: 22/11/2017 na categoria: Corpo Humano