» » Por Que Sentimos Cócegas?

Por Que Sentimos Cócegas?

Sentir cócegas é uma reação de defesa própria a uma situação ameaçadora e perigosa. É por isso que não é possível fazer cócegas em si mesmo, já que o cérebro prevê a situação antes que ela aconteça, anulando a resposta sensorial, já que percebe que não há sinal de perigo.Explicando cientificamente, a ocorrência das cócegas deve-se à presença de receptores táteis com terminações nervosas distribuídas em toda a pele do corpo que são responsáveis pela captação do estímulo de cócegas como pela sensação em si.

Este estímulo externo faz com que o organismo de forma total reaja diante de uma possível situação de perigo como animais peçonhentos na pele ou ainda algum tipo de substância que possa causar uma reação alérgica mais importante.

Mas as cócegas também podem ser feitas carinhosamente, e existem pessoas que possuem uma sensibilidade maior para sentir cócegas.

Por Que Rimos Quando Sentimos Cócegas?

Rimos quando sentimos cócegas porque há a liberação de endorfina no momento em que o corpo reage à ação considerada ameaçadora e inesperada.

Isso acontece porque essa substância é responsável pela promoção do alívio de dores, do conforto e bem estar, além de estimular o bom humor e a sensação de alegria.

Cócegas Podem Matar?

O riso provocado pelas cócegas não podem matar, o que pode matar é alguma reação provocada por ele, como um engasgue ou problema cardíaco que pode atingir o paciente devido à falta de ar causada pelas risadas.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sensações