Por Que Sentimos Azia?

A azia é provocada pelo refluxo do ácido gástrico presente no estômago responsável por digerir os alimentos. Esse ácido pode retornar, vindo do estômago, para o esôfago, em direção à garganta, o que acaba provocando a sensação desagradável de queimação na região!

Por sua vez, esse refluxo pode ser causado pelo mau funcionamento de um esfíncter em forma de válvula que se abre para que o alimento passe do esôfago para o estômago. Quando o alimento passa, essa válvula deve se fechar para que o ele fique no estômago e seja digerido pelos sucos gástricos.

Por Que Sentimos Mais Azia na Gravidez?

A azia na gravidez é mais comum porque durante esse período a placenta produz o hormônio progesterona, e uns de seus efeitos são o relaxamento dos músculos do útero e também da válvula que separa o esôfago do estômago. É por essa causa que os ácidos gástricos que digerem os alimentos acabam subindo pelo esôfago com mais facilidade!

Sentir Azia é Comum?

Ter azia algumas vezes é normal, e é possível tratá-la por conta própria. Já a azia mais recorrente, que interfira em nossas rotinas, pode ser sinal de algum outro problema mais grave e que merece muito cuidado.Cerca de 20 milhões de brasileiros são praticamente obrigados a tratar da queimação no estômago provocada pela azia todas as vezes em que se alimentam, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.