» » Por que Sentimos Água na Boca?

Por que Sentimos Água na Boca?

Sentimos nossa boca encher d’água todas as vezes que sentimos o cheiro de algum alimento saboroso que gostamos muito, e isso se dá por conta do nosso sistema nervoso autônomo. Algumas vezes é preciso só pensar no tal alimento ou ouvir alguém falar sobre o mesmo, para que a boca comece a se encher de saliva, não é mesmo?

Mas Como Isso Ocorre?

O sistema nervoso autônomo é a parte do nosso sistema nervoso que está associada ao controle da vida vegetativa. Em outras palavras, controla funções como a salivação, circulação do sangue, digestão, controle de temperatura e a respiração.

Todas as vezes em que você sente o cheiro ou vê seu prato predileto, seu sistema autônomo interage com seu sistema digestivo, indicando que irá ocorrer a ingestão de alimentos naquele momento.

E é aí que o sistema digestivo começará a produzir e secretar a saliva por meio das glândulas salivares existentes na boca. Isso ocorre porque a saliva atua na etapa inicial da digestão dos alimentos, sendo encarregada de promover o umedecimento que facilita a digestão, mastigação e a deglutição.

Dessa forma, quando o sistema autônomo pensa que você irá se alimentar, ele já faz o corpo se preparar para receber aquele alimento.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Sensações