Por Que se Comemora o Dia da Mulher?

O Dia da Mulher existe e é comemorado para honrar as lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho e em prol da igualdade política e econômica ao longo da história.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, um feriado. Essa data foi oficializada pelo ONU em 1977, muito tempo depois das primeiras celebrações começarem ainda em 1908.

Contexto histórico – Como o Dia Internacional da Mulher surgiu

No final do século 19 mulheres na Europa e nos Estados Unidos protestavam contra as péssimas condições de trabalho, por salários mais dignos e pelo fim da mão de obra infantil na época da Revolução Industrial.

No início do século 20, no ano de 1908, o primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos quando houve um protesto em prol da igualde política e econômica das mulheres no país.

Em 28 de fevereiro de 1909, um novo protesto promovido pelo Partido Socialista dos EUA oficializou a data para a celebração do Dia Nacional da Mulher. Em novembro do mesmo ano houve uma grande greve e mais de 500 fábricas têxteis americanas foram fechadas.

Foi durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca em 1910 que houve a aprovação da resolução que propunha a criação do Dia Internacional da Mulher.

O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist

Foi após todos esses acontecimentos, já em 25 de março de 1911, que a tragédia que muitos pensam ser o motivo da criação do Dia Internacional da Mulher aconteceu – o incêndio na fábrica têxtil de Nova York em 1911 que matou 130 operárias carbonizadas em resposta a uma greve prolongada, que também marcou com grande impacto as lutas feministas ao longo do século 20.

Ainda mais protestos surgiram durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) por todas as partes. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro segundo o calendário Juliano utilizado na Rússia daquela época) cerca de 90 mil operárias protestaram contra o Czar Nicolau II contra as péssimas condições de trabalho, contra a entrada do país na guerra e contra a fome que dominava o país.

Esse protesto ficou conhecido como “Pão e Paz” e marcou a data da comemoração do Dia Internacional da Mulher, que só foi oficializada em 1921. Pela ONU – Organização das Nações Unidas, a data só foi reconhecida oficialmente bem mais tarde, em 1977.


Leia também:

Por Que as Mulheres são Mais Sensíveis?

Por Que as Mulheres Menstruam?