Por Que os Imigrantes Vieram para o Brasil?

Os imigrantes vieram para o Brasil porque o país era visto como uma terra cheia de oportunidades de emprego e chances de prosperidade. Os imigrantes italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, dentre outros, também vieram para fugir dos desastres que as duas guerras mundiais causaram aos seus países.

Preferência por Mão de Obra Estrangeira

Após a publicação da “Lei Eusébio de Queiroz”, na metade do século XIX, a entrada de escravos no Brasil foi proibida e então o país necessitava de mão de obra, já que os senhores das terras não queriam pagar salários aos ex-escravos. Foi isso que motivou a vinda de diversos povos de várias as partes do globo em busca de emprego, moradia e chances de prosperidade.

Chegada dos Imigrantes no Brasil




A imigração expressiva dos mais diversos povos do mundo para o Brasil já começou de verdade no início do século XIX, em 1820, época em que aqui chegaram suíços e alemães. Os suíços se instalaram na cidade de Nova Friburgo – RJ, enquanto os alemães forem em direção à região de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para exercerem atividades agrícolas e pecuárias.

A imigração italiana no Brasil foi bastante expressiva em direção à cidade de São Paulo para a atividade industrial e para o comércio. As cidades do interior do estado também ganharam imigrantes italianos para trabalhar na lavoura de café, que começava a crescer no meio do século XIX.

Os imigrantes japoneses chegaram um pouco mais tarde, já no início de 1908 e a maioria também foi trabalhar na lavoura de café no interior do estado de São Paulo.

Outros países de origem principal dos imigrantes foram:

  • Portugal e Espanha;
  • China e Coreia do Sul;
  • Polônia e Ucrânia;
  • França;
  • Líbano e Israel;
  • Bolívia e Paraguai.

Imigração Portuguesa no Brasil

Presentes no Brasil desde a “descoberta” do país no século XVI, os imigrantes portugueses deixaram marcas profundas no país ao decorrer da colonização e, mais tarde, com a imigração que ocorreu após o Brasil já ser independente.

Foram os portugueses que colonizaram o Brasil, o transformando em uma colônia de exploração e não em uma colônia de povoamento. A diferença entre os dois tipos de colônias é simples:

  • Na colônia de exploração a terra é utilizada apenas para dar lucro à metrópole – a Coroa Portuguesa, no caso do Brasil;
  • Na colônia de povoamento todos os recursos que eram obtidos dentro da colônia permaneciam dentro da colônia para o seu próprio desenvolvimento.

Foi no século XVII que a vinda dos portugueses para o Brasil se tornou mais intensa, pois a Coroa Portuguesa voltou sua atenção para o Brasil devido ao enfraquecimento das relações comerciais com a Ásia. Já no século XVIII, milhares e milhares de imigrantes portugueses aqui chegaram tendo em vista o desenvolvimento da mineração no Brasil Colônia.

Depois que o Brasil se tornou independente, em meados do século XIX, a vinda dos imigrantes portugueses não continuou, mas na segunda metade do mesmo século ela despontou novamente, crescendo como nunca havia crescido antes já na metade do século XX, quando 25 mil portugueses aqui chegavam por ano.

Imigração no Brasil Atualmente




Atualmente, o Brasil tem aumentado o número de imigrantes que vivem aqui, principalmente aqueles de países subdesenvolvidos e/ou com conflitos de guerra, como Gana, Palestina, Haiti e Angola. O número de brasileiros que saem do país em busca de novas oportunidades também caiu pela metade entre os anos de 2004 e 2012.

Isso acontece, em partes, porque o Brasil é um país emergente que mostrou capacidade para lidar com a crise mundial financeira com prosperidade relativa, além de ser um lugar com segurança e tranquilidade também relativas para os povos que vêm de regiões conflituosas e precárias para viver.