» » Por Que o Umbigo Fede?

Por Que o Umbigo Fede?

O umbigo fede porque não é higienizado corretamente na maioria das vezes e então acumula água e sujeira. O umbigo é um local úmido que recebe pouca ventilação por estar quase sempre coberto, tornando-se o ambiente ideal para fungos e bactérias se multiplicarem e causarem mau cheiro e infecções.

Por não ter nenhuma função aparente as pessoas acabam esquecendo de fazer a higienização de forma cotidiana e correta, o que pode acarretar no mau cheiro ou, em casos mais extremos, até em secreções.

As secreções do umbigo podem ter diversas causas, como:

  • Reação alérgica a um piercing, infecção e inflamação;
  • Foliculite (inflamação do pelo);
  • Infecção pelo fungo Candida albicans, o mesmo que causa a candidíase;
  • Úraco: uma estrutura que se forma durante o desenvolvimento do feto entre o umbigo e a bexiga e que pode não fechar corretamente e formar secreções em seu interior.

O que acontece se não limpar o umbigo?

Quando a higienização do umbigo não é feita corretamente algumas consequências podem surgir e culminar em infecções, como o acúmulo de água (por não secar depois do banho) e resíduos de roupas (linhas por exemplo) e até farelos de alimentos.

A limpeza no umbigo deve se tornar um hábito e ser feita com cuidado, pois qualquer machucado no local pode piorar a situação ou trazer outros problemas. Sem contar com o fato de que a cicatrização é mais difícil no local.

Como limpar o umbigo?

A limpeza do umbigo deve ser feita de forma cautelosa para não resultar em lesões. A higienização é feita com um cotonete molhado e sabão. Depois é só secar bem e passar outro cotonete embebido em álcool isopropílico ou água oxigenada, secando novamente depois.

Essa limpeza mais completa pode ser feita 2 a 3 vezes por semana. Nos outros dias o umbigo pode ser lavado no banho mesmo, com sabonete e o dedo ou com o auxílio de uma esponja macia, sempre com bastante cuidado e lembrando de secar bem.

Atualizado em: 05/06/2018 na categoria: Corpo Humano