Por Que o Tubarão-Branco tem esse Nome?

Apesar de ter o resto do corpo cinza ou azul, o tubarão-branco tem esse nome porque o seu ventre é branco. É essa característica que o tubarão-branco utiliza para se camuflar, pois é confundido com a luz solar quando visto de baixo para cima e com as águas do mar mais escuras quando olhado de cima para baixo. Seu nome científico é Carcharodon carcharias.

A palavra Carcharodon, por sua vez, é formada pela junção das palavras gregas carcharos (áspero, imperfeito) com odon (dentes).

Características do Tubarão-Branco

O tubarão-branco é o maior peixe predador do mundo. Seu tamanho chega a atingir quase 8 metros de comprimento e pesar até duas toneladas e meia. Apenas uma orca é capaz de competir com ele por comida.

Ele fica à frente do tubarão-baleia, o maior peixe do mundo que atinge até 20 metros de comprimento, porque essa espécie de tubarão não é uma grande predadora do mar, se alimenta apenas de pequenos organismos.

O tubarão-branco é uma verdadeira máquina de caçar: pode enxergar no escuro melhor do que um gato dentro ou com a cabeça fora da água, detecta rastros de sangue a distâncias maiores que 3 km, pode nadar a até 25 km/h e sua mordida tem a força de 1,8 toneladas.

Onde é encontrado?

O tubarão-branco é encontrado em regiões temperadas e tropicais, nos oceanos Atlântico e Pacífico, entre a costa dos EUA e México, no sul da África, no Mar Mediterrâneo, Japão e na Oceania.

Ele pode ser facilmente avistado em plataformas e regiões costeiras, já que costuma ficar numa profundidade de apenas 2 metros nessas regiões. Em mar aberto, no entanto, essa profundidade pode ser de até 1200 metros.

Ele pode viver em águas com temperaturas de 12 a 24 graus Célsius e consegue habitar águas frias porque tem a capacidade de reciclar o seu calor e manter a sua própria temperatura até 12 graus acima da temperatura da água.

O que gosta de comer?

O tubarão branco gosta de comer golfinhos, leões marinhos, focas, peixes, tartarugas, raias, polvos e crustáceos. Dá preferência aos animais com muita gordura.

Quantos dentes tem?

Um tubarão branco tem 3000 dentes. Eles são grandes, medem 7,5 cm de comprimento, são triangulares, largos, serrados e muito afiados, levemente inclinados para trás.

Como é o seu ataque?

O ataque de tubarão-branco pode ser diferenciado de acordo com a espécie que será atacada. Qualquer presa que esteja próximo a ele está em perigo devido à sua alta agressividade.

Os ataques a humanos são muito raros e não costumam causar morte, já que o tubarão-branco costuma dar a primeira mordida (causando amputações de pés e pernas) e se retirar.

Isso acontece porque ele geralmente ataca para mostrar que está incomodado com a presença de algo estranho no local ou mesmo para fazer uma “prova” e conferir se pode ou não se alimentar da mesma presa novamente. Como o sabor da carne humana não o agrada, além de não ser adequadamente nutritiva, ele se retira.

Outras características do tubarão-branco são:

  • Corpo fusiforme (mais largo no meio e pontudo nas extremidades);
  • Ventre branco e resto do corpo marrom-acinzentado, acinzentado ou azulado;
  • Focinho em forma de cone, curto e largo;
  • Boca enorme e redonda que fica sempre meio aberta;
  • Está sempre em movimento para não afundar, já que não possui bexiga natatória;
  • Narinas estreitas;
  • Olhos pequenos, redondos e completamente pretos;
  • Tem cinco fendas branquiais no lombo, duas nadadeiras peitorais grandes em forma de triângulo e duas bem menores perto da nadadeira caudal. Suas nadadeiras caudal e dorsal são muito bem desenvolvidas. Perto da cauda ficam duas nadadeiras menores, a segunda dorsal e a anal.