» » Por Que o Sol tem Luz Própria? (Sol Brilha)

Por Que o Sol tem Luz Própria? (Sol Brilha)

O Sol tem luz própria porque produz energia através das reações de fusão nuclear que acontecem em seu interior. É essa energia que emite luz. O Sol não é a única estrela que possui brilho próprio, todas as outras estrelas geram luz própria da mesma forma que ele.

A Terra é um astro sem luz própria que reflete a luz do Sol. Marte também não tem luz própria, assim como todos os outros planetas do Sistema Solar, planetas-anões, satélites, asteroides e cometas.

As galáxias também emitem luz própria, já que são grandes aglomerados de estrelas.

O que nos impede de ver outras estrelas durante o dia é o azul do céu que ganha essa cor quando o comprimento da onda azul da luz do sol é espalhado na atmosfera e produz essa luminosidade.

Leia também:





Por Que o Sol Quente?

De que modo a luz do sol permite que as plantas fabriquem o próprio alimento?

É através da fotossíntese que as plantas fabricam o próprio alimento e é a luz do sol que permite a realização desse processo.

planta transforma o fóton de luz natural em energia através da clorofila (substância responsável pela sua cor verde) e é essa energia obtida que faz com que ela produza o seu próprio alimento (glicose) utilizando o gás carbônico e absorvendo água e nutrientes pelas suas raízes.





Qual é diferença entre asteroides, meteoritos, estrelas cadentes e cometas?

Asteroides são os pequenos corpos celestes rochosos e metálicos com formas indefinidas que giram em torno do Sol e se encontram, geralmente, no Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter.

Esses mesmos asteroides e outros corpos celestes desviados recebem o nome de meteoros quando entram na atmosfera terrestre.

Os meteoros que vemos à noite são chamados de estrelas cadentes, que deixam um rastro luminoso no ar devido à queima de seu material antes de atingir o solo. Se eles atingirem o solo passam a ser chamados de meteoritos.

Os cometas, por sua vez, são corpos celestes formados basicamente por “gelo sujo” e que estão presos ao Sol pela gravidade, girando ao seu redor de forma elíptica, o que torna maior o movimento de aproximação e distanciamento do Sol é maior.

 

 

Atualizado em: 13/03/2019 na categoria: Sol