» » Por Que o Sangue é Vermelho?

Por Que o Sangue é Vermelho?

O sangue é vermelho porque ele é composto, em sua maioria, de hemácias (glóbulos vermelhos) que são vermelhas devido à reação química que acontece entre o oxigênio e o ferro dentro delas.

As hemácias são células com esferas bicôncavas e sem núcleo, o que permite que elas armazenem uma grande quantidade de hemoglobina. Já a hemoglobina, por sua vez, é rica em ferro. Quando respiramos, levamos o oxigênio para dentro do corpo, que acaba oxidando o ferro e resultando na tonalidade avermelhada do sangue.

A hemoglobina pode se ligar tanto a moléculas de oxigênio quanto a de gás carbônico. Ela é produzida na formação de cada hemácia e, conforme ela vai amadurecendo, acaba se ligando aos átomos de ferro. Quando a hemoglobina se liga ao átomo de ferro, adquire a capacidade de se ligar a átomos de oxigênio. E é assim que as hemácias conseguem carregar o oxigênio pelo corpo, através do sangue.

É muito comum uma pessoa anêmica, por falta de ferro no sangue, se sentir fraca. Isso porque sem o ferro, as hemácias não conseguem levar o oxigênio pelo corpo.

Leia também:

Por que o sangue venoso é mais escuro?

O sangue venoso é mais escuro porque ele é resultado da junção do sangue vermelho vivo com o dióxido de carbono produzido pelas células.

Pode-se dizer que existem duas cores de sangue saudável. Ele pode ser um vermelho vivo, chamado de sangue arterial, ou ainda mais escuro, conhecido, então, como sangue venoso.

Isso se deve ao fato de que as células vermelhas do sangue que transportam o oxigênio sofrem a oxidação do ferro presente na hemoglobina em seu interior e ficam vermelhas vivas por causa desse processo, mas após receberem o dióxido de carbono elas acabam ficando com um tom mais escuro.

Quais são os componentes do sangue e as suas funções?

O sangue é composto por diversas células capazes de levar oxigênio, nutrientes e hormônios para todas as partes do corpo. Podemos dizer que ele é constituído por:

  • Plasma:a parte líquida do sangue, composto por água, sais minerais e proteínas, cuja função é transportar gás carbônico, nutrientes e toxinas produzidas pelas células para todo o corpo;
  • Hemácias (glóbulos vermelhos): compostas por moléculas de hemoglobina, sua função é transportar oxigênio pelo corpo;
  • Leucócitos (glóbulos brancos): são células responsáveis por defender o organismo e elas são produzidas pela medula óssea e pelos linfonodos;
  • Plaquetas: responsáveis pela coagulação do sangue, a fim de evitar uma hemorragia.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Corpo Humano