» » Por que o sal derrete a neve?

Por que o sal derrete a neve?

Para ajudar na remoção da neve dos carros, das pistas e da entrada das casas, as pessoas foram ensinadas a jogar sal no gelo para facilitar o trabalho. Quando um carro passa sobre o gelo, a pressão ajuda a forçar o sal para dentro, e a neve derreterá mais rápido.

O processo de derretimento que o sal provoca na neve se inicia quando a água, no formato de gelo, tem contato com íons do cloreto de sódio que acabam por separar-se, sódio este que se encontra carregado positivamente enquanto o cloro possui carga negativa. Esses íons têm então uma reação junto às moléculas de hidrato e água, fator que dissipa o calor e causa o derretimento de partes muito pequenas da superfície do gelo.

Curiosidade sobre a neve

Existia o mito de que nenhum floco de neve era igual desde final do século 19. Nessa época foi quando Wilson Bentley, um norte-americano, tirou fotos microscópicas de milhares de flocos e nunca encontrou dois ou mais que fosses exatamente iguais. Apesar disso, todos eles têm o mesmo tipo de estrutura: têm seis lados constituídos por cristais planos.

Atualizado em: 15/05/2017 na categoria: Ciência