Por Que o Nome Febre Amarela?

O nome da doença é febre amarela porque um de seus sintomas é a icterícia, o amarelamento da pele e dos olhos que surgem quando o fígado é lesado. Isso acontece, geralmente, depois que a febre baixa e em conjunto com dores abdominais.

Qual é o nome da vacina contra febre amarela?

O nome da vacina é o mesmo: Vacina contra Febre Amarela. Ela é composta pelo vírus vivo atenuado cepa 17DD e está disponível na rede pública e particular.

A primeira dose da vacina é aplicada aos 9 meses de vida, com um reforço aos 4 anos de idade. Em regiões endêmicas e em épocas de surto a vacinação pode começar aos 6 meses de idade. O nome do vírus da febre amarela é Amarilico e pertence ao gênero flavivirus. A doença é infecciosa e febril aguda, durando no máximo 12 dias, mas pode se tornar muito grave, levando até à morte.

A febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti e a febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem nas matas e beira dos rios e contraem o vírus quando picam macacos infectados. Essa última é a que está amedrontando muitas regiões, já que a urbana continua erradicada no Brasil desde 1942.

No entanto, se o mosquito Aedes aegypit picar alguém infectado com a febre amarela silvestre o ciclo urbano da doença pode começar novamente e por isso a vacinação é importante.


Leia também:

Por Que Grávida não Pode Tomar Vacina de Febre Amarela?

Por Que a Vacina de Febre Amarela é Perigosa para Idosos?