» » Por Que o Nariz Entope?

Por Que o Nariz Entope?

O nariz entope porque quando há um aumento do sangue nos vasos sanguíneos locais uma estrutura chamada corneto incha para cumprir seu papel de proteção e impedir a passagem de ar, de vírus, bactérias e poeira, fazendo com que tenhamos a sensação de nariz entupido.

Rinite, sinusite, resfriado, gripe e alergias são os motivos mais comuns que causam o aumento do sangue na passagem nos vasos e resultam no entupimento do nariz. Em casos mais graves, ainda causa coceira, coriza, espirros e secreção.

Quando choramos aumentamos a quantidade de secreção nasal e os vasos sanguíneos aumentam de tamanho, também fazendo com que a região do nariz fique inchada, provocando o entupimento.

Leia também:

Por Que o Nariz Sangra?

Por Que Espirramos?

Por Que o Nariz Entope à Noite Quando Deitamos?

O nariz entope à noite quando deitamos porque quando estamos na posição deitada o retorno do nosso sangue que é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico (o venoso) é menor do que quando estamos em pé, então a estrutura do nariz que é responsável pela defesa contra bactérias, vírus e poeiras acaba inchando e entupindo o nariz.

O Que Fazer Quando o Nariz Entope?

Quando o nariz entope é importante tomar alguns cuidados como:

  • Lavar as narinas duas ou três vezes ao dia com uma solução de água com sal ou soro fisiológico para aliviar os sintomas (a utilização de nebulizadores com soro fisiológico tem o mesmo efeito);
  • Evitar assoar demais o nariz para não inflamar mais ainda. O ideal é utilizar lenços para limpar somente o escorrimento;
  • Usar umidificadores de ar;
  • Ferver água ou chá de eucalipto e inalar o vapor;
  • Evitar o uso de ar condicionados, pois eles deixam o ar muito seco e fazem piorar o problema;
  • Utilizar o travesseiro para deixar a cabeça mais alta e facilitar a respiração também é outra medida eficaz.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Corpo Humano