Por Que o Estudo das Células é Importante para Nossa Saúde?

O estudo das células é importante para nossa saúde porque nosso corpo é inteiramente formado por células e para entendermos como ele funciona precisamos entender como cada tipo de célula funciona.

A célula é considerada a unidade fundamental da vida porque é dentro delas que ocorrem todas as atividades vitais do organismo. Elas reproduzem dentro de si todas as funções vitais, são responsáveis pelo metabolismo, produzem energia, fazem digestão, se reproduzem, respiram e também morrem.

Cerca de 10 trilhões de células formam tudo o que há em nós, como órgãos e tecidos. Há células de vários tipos: sanguíneas (como as hemácias e os linfócitos), células musculares, epiteliais e da superfície da pele, ósseas, neurológicas (como os neurônios) e sexuais (óvulos e espermatozoides) e cada uma delas é responsável por uma função, mas todas têm organização interna semelhante.

Estudo das Células e seus Componentes

O estudo das células é denominado citologia. Basicamente, a célula é uma unidade envolta por uma membrana e possui citoplasma e núcleo, compartimentos que possuem outras partes muito menores.

A célula animal é formada pelos seguintes componentes:

  • Membrana celular: controla a entrada e saída de substâncias na célula;
  • Citoplasma: maior parte da célula, fica entre a membrana e o núcleo e possui, principalmente, água e proteína. Outros constituintes são as organelas, seus “pequenos órgãos”, como: o retículo endoplasmático, mitocôndrias, ribossomos, complexo golgiense, lisossomos e centríolos;
  • Núcleo: é o centro de controle da célula, onde ficam os cromossomos e DNA, ou seja, a carga genética de cada indivíduo. O núcleo é responsável pelo metabolismo da célula.

Leia também:

Por Que a Respiração Celular Depende da Respiração Pulmonar?

Por Que as Bactérias são Seres Unicelulares?