» » Por que o cabelo coça?

Por que o cabelo coça?

A coceira no cabelo nem sempre é causada pela falta de higiene ou piolho! Quando o couro cabeludo é naturalmente oleoso, é bem mais fácil a ocorrência de caspas, seborreia e outras dermatites que provocam a coceira incômoda!

Causas da Coceira no Cabelo

Dentre as causas da coceira na cabeça, a mais comum é a caspa, que é causada pelo excesso de oleosidade, fazendo com que haja a descamação do couro cabeludo.Além disso, também é possível destacar a psoríase, que pode atingir os cotovelos, couro cabeludo e joelhos, onde surgem lesões avermelhadas, escamas secas, prateadas ou acinzentadas. A doença ainda não tem cura, mas possui tratamento.O estresse também pode culminar na coceira na cabeça, pois pode causar caspa e psoríase. Nesse caso, é aconselhável a prática de exercícios para aliviar os ânimos alterados e acabar com os dois problemas de uma vez só.

Outra causa muito comum de coceira no couro cabeludo são as tinhas (Tinea Capitis), que são micoses que coçam e fazem o cabelo cair.

Leia também:

Por Que o Cabelo Cai?

Couro Cabeludo Coçando e Ardendo

Quando o couro cabeludo coça e arde podem haver vários motivos, desde o suor causado por um dia de caminhadas até fungos ou dermatite seborreica. É preciso avaliar algumas coisas importantes, como a frequência da coceira. Se o problema for embora quando você lavar, tudo bem, mas se houver uma pequena melhora após a lavagem e depois uma piora significativa, é sinal de problemas.

Troque de xampu e, se necessário, procure um farmacêutico, explicando o problema. Se nada disso resolver, indicamos que você procure o dermatologista mais próximo.

Couro Cabeludo Coçando e com Caroços

A causa mais comum da coceira acompanhada de caroços é a dermatite, ou seja, inflamação do couro cabeludo causada pelo excesso de oleosidade aliada à falta de higiene ou restos de produtos capilares que entopem os poros, causando a inflamação.

Outro motivo para as bolhas na pele é a urticária, ou seja, uma infecção na pele que causa formação de placas que coçam bastante. A urticária pode se espalhar para o pescoço, causando coceira e descamação nessa área também.

Couro Cabeludo Coçando e Queda de Cabelo

A queda de cabelo pode ser provocada por fungos ou, simplesmente, pelo excesso de sujeira, pois ao coçar podemos fragilizar alguns fios. Nesse caso, um tratamento específico para a causa da coceira, seja uma simples lavagem ou aplicação de outro produto, já resolve o problema.

Outra causa da coceira acompanhada de queda de cabelo é a foliculite decalvante, ou seja, quando um ou mais poros são entupidos, formando uma bolha em cada poro.

Muitas pessoas confundem a foliculite com uma espinha, mas não existe espinha no couro cabeludo e, se o problema for constante, procure um dermatologista.

A foliculite decalvante é a forma mais grave da foliculite, pois provoca a perda do fio que, muitas vezes, é irreversível.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Cabelo