» » » Por Que o Cabelo Cai?

Por Que o Cabelo Cai?

O cabelo cai porque é um processo natural do organismo, mas também pode cair por causa de efeitos colaterais de medicamentos, radioterapia e doenças. O cabelo cai muito quando lavamos porque os fios que deveriam cair naturalmente nos dias anteriores se desprendem na lavagem.

Muitas pessoas ficam se perguntando “Por que meu cabelo cai tanto?”, mas, para obter uma resposta é necessário descobrir se o motivo da queda é natural ou não, para posteriormente adotar as medidas cabíveis para cada caso.

Por que radioterapia cai o cabelo?

A radioterapia cai o cabelo porque a cabeça foi a região que recebeu a radiação. Se o tumor não se encontra na cabeça, a radioterapia não causa a queda de cabelo, porque ela só afeta o lugar específico do procedimento.

Diferente da radioterapia, a quimioterapia para combater cânceres mais comuns, como os de mama, leucemia e linfomas, tem como um dos seus principais efeitos colaterais a queda dos cabelos, porque ela age tanto nas células cancerígenas quanto nas células saudáveis.

Os principais compostos da quimioterapia foram feitos para atingir mais precisamente células que se multiplicam muito rápido, já que as células do câncer possuem essa capacidade de reprodução, mas as células responsáveis pelo crescimento capilar também têm essa rapidez e por isso acabam sendo bastante afetadas.

Mas existe quimioterapia que não cai o cabelo, dependendo dos compostos químicos usados e da quantidade aplicada em cada pessoa, assim como existem, também, tecnologias para reduzir a queda do cabelo durante as quimioterapias mais fortes, com equipamentos que resfriam o couro cabeludo durante o processo, para contrair os vasos sanguíneos dessa parte e reduzir a circulação quimioterápica pelo couro cabeludo. Essa técnica é chamada de “crioterapia”.

Leia também:

Quantos fios de cabelo caem por dia?

Caem aproximadamente 100 fios de cabelo por dia.

Por que o cabelo do bebê cai?

O cabelo do bebê cai porque antes de nascer ele tem muitos hormônios originados da mãe. Quando ele nasce esses níveis de hormônios caem, fazendo os cabelos caírem também. Geralmente essa queda acontece antes dos seis meses e logo em seguida cresce novamente, mas muitas vezes os fios crescem com cor e textura diferentes.

Quando os bebês ficam deitados sempre em uma posição, a parte do couro cabeludo que fica em contato com a superfície da cama começa a apresentar falhas, provocando uma calvície somente naquela parte, em alguns casos.

A queda dos cabelos do bebê é normal até os 6 meses, se continuar após isso é recomendado procurar um pediatra para fazer o diagnóstico e descobrir a causa.

Por que o cabelo cai muito quando lavamos?

O cabelo cai muito quando lavamos porque a quantidade de fios que caem naturalmente por dia, cerca de 100, caem quase totalmente nesse momento, já que quando esfregamos a cabeça e quando a penteamos os cabelos os fios se desprendem do couro cabeludo com mais facilidade.

E quanto mais dias ficarmos sem lavar o cabelo, maior será a queda quando formos lavar, já que os fios que não caíram naturalmente nos dias anteriores também vão cair nesse momento.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Cabelo, Corpo Humano