» » Por que Grávidas sentem Cólica?

Por que Grávidas sentem Cólica?

As cólicas durante a gravidez usualmente ocorrem quando o útero se expande, o que faz com que os ligamentos e os músculos que suportam o útero se estiquem, causando a dor.

Elas podem ser piores quando associadas a algum tipo de esforço, como mudança de posição, levantamento de algum peso, ou durante a tosse ou espirro.

Normalmente as cólicas durante a gravidez são leves e relativamente comuns, não sendo motivos para preocupações.
Outras causas de cólicas que são totalmente normais durante a gravidez incluem gases, constipação intestinal, e atividade sexual.

Tratamento da cólica durante a gravidez

Algumas medidas podem ser tomadas para a redução das cólicas durante a gravidez, e incluem cuidados simples feitos em casa mesmo.

Normalmente, a mudança para uma posição mais confortável, que estique menos as estruturas que suportam o útero, é suficiente para a melhora da cólica.

Um banho quente, ou a colocação de uma compressa de água quente sobre a barriga, pode ajudar a aliviar a dor. Exercícios de relaxamento e que trabalhem a respiração também podem ser úteis para ao alívio da cólica.

Uma forma de prevenir as cólicas durante a gravidez é ingerir uma quantidade suficiente de líquidos, se mantendo sempre hidratada.

Quando a cólica pode se tornar uma preocupação durante a gravidez

Cólicas leves a moderadas são normais durante a gravidez. No entanto, cólicas muito graves, que não passam com as medidas mencionadas acima, e/ou muito recorrentes, podem indicar uma situação mais grave, e merecem uma consulta com o obstetra.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Saúde