» » Por Que Grávida não Pode Pintar o Cabelo? Por Que o Cabelo cai Depois da Gravidez? – Parto

Por Que Grávida não Pode Pintar o Cabelo? Por Que o Cabelo cai Depois da Gravidez? – Parto

Grávida não pode pintar o cabelo porque existe a possibilidade de alguns componentes químicos presentes nas tintas causarem má formação no feto. O cabelo cai depois da gravidez porque os hormônios voltam ao normal e todos os fios que não caíram durante a gestação voltam a cair após o parto.

Médicos obstetras afirmam que as primeiras 13 semanas são as mais perigosas para pintar o cabelo porque é quando o feto está formando seus membros e possíveis interferências químicas nesse processo podem atrapalhá-lo.

O problema de pintar o cabelo está no contato direto de produtos químicos no couro cabeludo, porque ele facilita a entrada dessas substâncias na corrente sanguínea. Portanto, mulher grávida pode pintar o cabelo, desde que a tinta não entre em contato com o couro capilar ou que seja usada uma tinta apropriada para grávidas.

Apesar de não existirem casos comprovados de má formação fetal, já que não é permitido fazer testes em grávidas, o recomendado é não correr o risco e sempre se atentar ao tipo de tinta que irá usar, se for o caso.

Tinta de cabelo para grávida

As tintas de cabelo para grávidas devem ser aquelas livres de metais pesados e corantes. Algumas opções são:

  • Hena;
  • 100% vegetal;
  • Tonalizantes (que não contenham amônia ou outras substâncias pesadas).

Mesmo essas tintas sendo naturais, os médicos só costumam liberar a pintura do cabelo depois do 3º mês de gestação, por isso é importante consultá-lo antes de usar qualquer produto.

O que grávida pode fazer no cabelo?

Mulheres grávidas podem fazer qualquer coisa no cabelo, desde que não envolva o uso de substancias químicas muito fortes, principalmente em contato com o couro cabeludo.

Grávidas podem alisar o cabelo através de chapinha, escova e também podem usar hidratação, desmaia cabelo e matizador durante todo o período de gestação. Mas tonalizar o cabelo, descolorir ou alisar quimicamente só depois de três meses, se o médico permitir.

Por que o cabelo cai depois da gravidez? – Parto

A queda de cabelo pós-parto é decorrente da alteração hormonal que deixa os cabelos das gestantes mais resistentes durante a gestação, por isso eles caem bem menos que o normal, que é cerca de 100 fios por dia. Depois que a criança nasce, os hormônios se estabilizam e o cabelo cai muito porque todos os fios que não caíram na gestação se desprendem depois dela.

 

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Grávidas