» » Por que fechamos os olhos quando espirramos?

Por que fechamos os olhos quando espirramos?

Fechar os olhos durante o espirro é um simples reflexo, já que o espirro apresenta uma intensa velocidade que pode chegar a até 160 km/h. É praticamente impossível manter os olhos abertos durante o espirro.

O cérebro, após receber esse estímulo, coordena os músculos responsáveis pela respiração e os pulmões a formarem um pequeno “furacão” para eliminar as partículas agressoras. Porém, alguns espirros não são apenas sistemas de defesa. Algumas pessoas apresentam sintomas de acessos quando olham para uma luz muito intensa.Os cientistas explicam que espirros desse tipo podem ser um efeito provocado pelo sistema nervoso parassimpático (que controla os atos involuntários do nosso organismo, como as batidas de coração) a uma luz muito intensa. Entretanto, temos de tomar cuidado ao tentar segurar algum espirro.

Se fazermos isso, acabamos por aumentar repentinamente a pressão em áreas de vias respiratórias, como a do nariz que, em casos mais perigosos, pode causar o rompimento dos tímpanos, além de poder provocar uma acumulação de catarro dentro dos ouvidos, e por isso, aumentar a chance surgir infecções.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Saúde