» » Por Que Estudar Filosofia?

Por Que Estudar Filosofia?

É importante estudar filosofia porque é a ciência que auxilia na construção do caráter por meio de reflexões e da ruptura de conceitos de senso comum. Com o conhecimento adquirido pela Filosofia é possível modelar a conduta e a visão de mundo.

A filosofia também explora muito a dialética (processo de diálogo), estimulando a criatividade e construindo pensamentos lógicos, com base nos questionamentos e busca da informação, em que o homem é convidado a pensar por conta própria, solucionando suas dúvidas.

É importante estudar filosofia na escola porque é o momento em que formamos o caráter e desenvolvemos algumas de nossas habilidades, como a dialética e a retórica (questionamento). Além disso, a Filosofia visa o crescimento pessoal e educacional do ser humano.

Leia também:

Por que a Ética é Importante?

O que a Filosofia estuda?

A Filosofia estuda os problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, verdade, valores morais, valores estéticos, mente, linguagem e existência. Os estudos estão baseados em obras e correntes filosóficas de grandes autores, como, por exemplo, Sócrates, Aristóteles, Platão.

Os filósofos possuem teorias baseadas em lógica, política, ética, entre outras correntes de pensamento. Ao analisá-las, o homem também é convidado a questionar-se e refletir sobre seu mundo e forma de pensar.

Como estudar Filosofia?

Para estudar filosofia é necessário ir atrás de alguns artifícios, como a investigação, argumentação, análise, discussão e reflexão, sempre na busca do conhecimento.

Caso tenha dificuldade em iniciar seus estudos na área, é indicado que comece com resumos de livros. Peça ao professor conteúdos simplificados das grandes obras antes de começar a leitura das mesmas.

Pesquise muito sobre os filósofos e suas linhas de pensamento. Cada autor diferente segue uma “crença”. É fundamental conhecê-las para compreender na totalidade as mensagens transmitidas por eles.

Antes de iniciar um estudo de Filosofia é importante que esteja adepto a compreender o novo e o diferente, livre de preconceitos e tabus. Os questionamentos não devem gerar descontentamento, mas sim reflexão.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Estudo