» » Por que é raro chover no sertão?

Por que é raro chover no sertão?

O próprio clima da região, que é o semi-árido, tem como principal característica as chuvas escassas, e isso se deve a vários fatores, como a temperatura do oceano, que apesar de ser próximo à linha do Equador, é mais baixo quando comparada às áreas próximas, o que ocasiona pouca evaporação, culminando em pouca umidade.

Possui a caatinga como vegetação de predominância, árvores com porte médio contendo folhas aciculifoliadas. O solo da região é pouco fértil e sua vegetação é acostumada a pouca água, mas mesmo assim as pessoas conseguem se virar sem muita ajuda da natureza, usando criatividade e experiência para viver da melhor forma possível.

Além disso, há a influência do relevo, já que as chapadas da Borborema e Diamantina impedem a passagem das correntes atmosféricas úmidas que partem do oceano para o interior, o que acaba causando a concentração das chuvas nos litorais.

Outra razão é o fato das frentes polares (quando massas de ar diferentes se cruzam), que causam as chuvas, chegarem com menos força no nordeste, sem falar que a região é uma área de alta pressão atmosférica, o que dificulta mais ainda as chuvas.

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Natureza