Por que bocejamos?

O bocejo é o mecanismo que nosso cérebro utiliza para inspirar mais oxigênio e nos manter acordados. Quando o nosso corpo começa a sentir os efeitos do cansaço, o oxigênio que o corpo recebe começa a cair e a sensação de sono consequentemente aumenta. O bocejo então, é um reflexo involuntário para tentar “animar” o corpo!

O mais interessante é que uma vez que começamos a bocejar, não conseguimos mais parar. Podemos até tentar fechar a boca ou tentar conter o bocejo, mas uma vez que os músculos que sofrem o reflexo recebem o estímulo cerebral, não podemos fazer mais nada!

Por que Bocejamos Quando Vemos Alguém Bocejar?

Uma teoria afirma que o bocejo era uma forma primitiva de comunicação, o movimento que nossos ancestrais primatas utilizavam para indicar para os integrantes do bando que eles deveriam ficar atentos, e a resposta afirmativa era dada também com bocejos.

Outra curiosidade é que crianças de até 5 anos não sentem vontade de bocejar quando veem alguém bocejando, mas depois dessa idade começam a responder ao reflexo de bocejar quando veem outra pessoa fazendo o mesmo.

Há também outra teoria que diz que podemos limitar a repetição do bocejo pelo grau de afinidade que temos com quem vemos bocejar: se for alguém que gostamos, bocejamos junto, mas se for alguém com quem não temos muita afinidade, costumamos não repetir o movimento!

Se você está bocejando muito, a dica é simples: levante-se, caminhe por alguns minutos em um lugar iluminado e ventilado, beba um copo de água ou café, que irá animá-lo ainda mais e aproveite para lavar o rosto com água fria!

Caso a sensação de sono esteja incontrolável, faça uma pausa, descanse, tire um cochilo e depois volte às atividades normais!