» » Por que as pessoas trabalham?

Por que as pessoas trabalham?

Trabalhar é necessário. O trabalho está incluído nas necessidades humanas e apareceu ao mesmo tempo que o próprio homem, como forma de alcançar a sobrevivência.

E, da mesma forma que o ser humano, o trabalho evoluiu. A palavra trabalho origina-se no latim tripalium, cuja tradução é “três madeiras”, e era o nome usado para denominar um instrumento de tortura que era formado por três estacas afiadas de madeira. Na antiga Europa, os escravos e as pessoas que não tinham condições de pagarem impostos recebiam punições com o tripalium. Dessa maneira, a palavra trabalhar carregava a significação de “ser torturado”.

A ideia de trabalho como meio de tortura acabou sendo transferida para além do tripalium: a atividade física extenuante de construtores, camponeses e artesãos era tida como torturante. A expressão foi traduzida para o francês como travailler, que significa “sofrer” ou “sentir dor” e, com o passar dos anos, o sentido desta palavra passou a significar “realizar uma atividade difícil, dura”.

Alterações políticas, econômicas e culturais ao longo de toda a história contribuíram para a transformação não apenas da concepção que se tem de trabalho, mas também da relação do homem para com ele. De atividade essencial para a sobrevivência, o trabalho passou a ser visto como sofrimento e tortura.Nos tempos antigos, gregos e romanos viam o trabalho como algo deplorável e vil e ainda na Idade Média, o trabalho era um tipo de castigo. Hoje é símbolo de realização pessoal e status social.

Por Que as Pessoas Ficam Desempregadas?

Algumas pessoas ficam desempregadas por conta do corte de gastos realizado pelas empresas devido à crises econômicas, outras pela substituição da mão-de-obra humana pelas máquinas no campo e outras por adventos no trabalho, como brigas.A falta de emprego também está relacionada com a má preparação profissional das pessoas, pois algumas saem da faculdade sem o preparo intelectual necessário para desempenhar o cargo, que é o caso de alguns arquitetos, psicólogos e nutricionistas no Brasil.

O Que Significa o Desemprego na Vida das Pessoas?

As pessoas precisam se sustentar, ou seja, ter dinheiro para suas necessidades, sejam elas básicas ou não. Sem emprego, muitas vezes, as pessoas eliminam todas as suas reservas bancárias, gastando com comida, roupas ou transporte, ou seja, desemprego é sinônimo de grande dificuldade financeira.

Quando uma pessoa não tem emprego, ela perde a capacidade de se sustentar, dependendo, mais cedo ou mais tarde, dos outros. Para muitas pessoas, depender dos outros é uma humilhação, uma forma de inferiorizar-se e dever favores a outras pessoas.Alguém que não tem renda própria não pode fazer planos para o futuro, pois todo o seu sustento está com os dias contados, ou pior, está concentrado nas mãos de outra pessoa.

É por isso que o desemprego costuma causar depressão em algumas pessoas, pois alguém acostumado a ter suas próprias responsabilidades, escolhas e gastos dificilmente cria o hábito de ser controlado, tendo que pedir dinheiro ou bens materiais sempre que precisar.

Resumindo, o desemprego causa danos físicos, morais e psicológicos no desempregado, que podem ser revertidos facilmente (com a achada de outro emprego) ou durar muito tempo, necessitando de ajuda de outros.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Cotidiano