» » Por Que as Pessoas Migram?

Por Que as Pessoas Migram?

As pessoas migram porque querem buscar melhores condições de vida nos setores econômico, político ou social. As pessoas migram de um lugar para outro também porque são obrigadas, para fugirem de guerras, catástrofes naturais, perseguições religiosas, crises financeiras ou por decisões pessoais.

Dependendo do sentido das pessoas que migram elas podem ser chamadas de emigrantes ou imigrantes. Emigrantes são as pessoas que saem do seu país para residirem em outro. Já os imigrantes são as que chegam para se fixar em um país que não é o seu de origem.

A questão migratória chegou a ser um dos principais temas discutidos dentro da sociologia por grandes pensadores como Karl Marx e Émile Durkheim, pelo grande impacto que causa nas cidades e nas condições de vida das pessoas, principalmente em relação ao trabalho.

No Brasil, um tipo de migração muito comum é o êxodo rural, onde as pessoas migram do campo em direção à zona urbana. Esse processo migratório se intensificou no país depois do aparecimento das indústrias na região Sudeste, onde diversas pessoas, principalmente nordestinas, se deslocaram em massa para cidades como São Paulo em busca de emprego.

Atualmente, o Brasil não tem recebido muitos imigrantes porque as pessoas migram para o Brasil quando a situação econômica do mesmo está em boas condições e existe uma maior oferta de emprego. Como isso não está acontecendo, muitas pessoas estão preferindo migrar para outros países que ofereçam melhores condições de vida.

Por que as pessoas migram ilegalmente?

As pessoas migram ilegalmente porque as políticas para receber imigrantes em alguns países são rígidas e, por isso, entrar de maneira ilegal é mais fácil do que providenciar toda a documentação necessária e passar pelo processo de avaliação para conseguir aprovação.

Um exemplo dessa ilegalidade são as inúmeras pessoas que migram do México para os Estados Unidos por causa das crises mexicanas. Elas atravessam as fronteiras sem nenhum visto e depois disso permanecem na ilegalidade.

Esses imigrantes ilegais vão em busca de empregos temporários, saúde, bem-estar, educação, mas nem sempre conseguem e acabam sendo vítimas do trabalho escravo e outras péssimas condições de vida.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Geografia