» » Por Que as Mulheres Menstruam?

Por Que as Mulheres Menstruam?

As mulheres menstruam porque o corpo se prepara para engravidar e não há gravidez. A mulher menstrua porque o endométrio que reveste o útero por dentro descama, fazendo todo o sangue que faz parte dele descer.

Depois da ovulação durante o ciclo menstrual o útero começa a se preparar para receber o óvulo fecundado engrossando a sua camada interna (endométrio), que recebe mais sangue, nutrientes e fluidos para a possível gravidez.

Quando a gravidez não ocorre, essa camada não se sustenta mais porque há uma baixa na produção de hormônios e então é expelida, gerando a menstruação.

Leia também:

Por Que Sentimos Cólica Menstrual?

Como ocorre a menstruação?

É fácil entender como ocorre a menstruação. Todo esse processo é comandado pelos hormônios femininos estrogênio e progesterona (também chamado de hormônio da gravidez) e também do FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), presente em homens e mulheres.

De uma maneira mais detalhada, o ciclo menstrual funciona da seguinte forma:

Início do ciclo menstrual

O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e é dividido em fase folicular e fase lútea.

Durante a menstruação o estrogênio e a progesterona estão em baixo nível e os ovários estão inativos. É nesse período que o FSH começa a ser produzido em maior quantidade e estimula os folículos do ovário.

Crescimento dos folículos ovarianos

Esses folículos começam a produzir estrogênio e crescer. O crescimento já pode ser notado, em média, 7 dias após o primeiro dia da menstruação.

Apenas um desses folículos se desenvolve com mais rapidez (o qual vai expelir o óvulo) enquanto todos os outros começam a decrescer.

Enquanto esse folículo dominante cresce e vai aumentando a produção de estrogênio, o útero também começa a ser preparado para a gravidez, tornando o endométrio mais grosso.

Ovulação

Um dia antes da ovulação, que ocorre no 14º dia do ciclo menstrual (para quem tem o ciclo de 28 dias), o estrogênio atinge o seu nível máximo e o LH (hormônio luteinizante) é liberado, fazendo surgir um muco viscoso (semelhante à clara de ovo) e completando a maturação do folículo que libera o óvulo para ser fecundado.

Quando o óvulo é expelido para as tubas uterinas, o corpo lúteo que se formou ao redor do folículo continua produzindo progesterona e inibe a produção de LH.

A progesterona contribui para deixar o útero nas condições ideais para receber o óvulo fecundado, uniformizando suas camadas que ganham mais nutrientes e fluidos.

Menstruação

Quando não há fecundação, o corpo lúteo começa a involuir devido à queda do LH e a progesterona e o estrogênio também param de ser produzidos;

Por causa disso o endométrio que já estava em condições ideais para receber o bebê não consegue se manter no útero e descama, causando a menstruação no 14º dia após a ovulação (para quem tem o ciclo de 28 dias).

O que pode e o que não pode fazer durante a menstruação?

Há diversos mitos sobre o que se pode e o que não pode fazer durante a menstruação. Toda mulher pode fazer praticamente tudo que faz sem estar menstruada, como:

  • Fazer atividade física;
  • Ter relação sexual (com proteção);
  • Tomar banho de mar ou banho de piscina (com absorvente interno ou coletor menstrual);
  • Lavar os cabelos e tudo mais.

A menstruação só te impedirá de fazer algo se provocar sintomas muito desagradáveis como cólicas e enxaqueca fortes.

Mas há sim algumas coisinhas que você não pode fazer durante a menstruação e isso está mais ligado à sua higiene íntima, como não ficar por muito tempo com o mesmo absorvente – o recomendado é trocar a cada 3 horas e não se esquecer jamais de tirar o absorvente interno, pois ele pode causar uma infecção grave e até matar.

Por que os homens não menstruam?

É simples: os homens não menstruam porque não têm útero. O corpo masculino não é preparado para gerar um bebê e nem possui os mesmos hormônios que comandam todo o ciclo menstrual nas mulheres.

Por que menstruar dá cólica?

Menstruar dá cólica porque ao expelir o sangue o útero se contrai e esse movimento pode causar dores.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Saúde