» » Por Que a Virilha Escurece?

Por Que a Virilha Escurece?

A virilha escurece porque a depilação e o atrito constante na região inflamam a pele e estimulam a produção de melanina. É mais comum a virilha ficar escura em pessoas de pernas grossas, pois o atrito entre as coxas é maior. A aplicação de receitas caseiras de clareamento também pode irritar e manchar a pele, como limão e água oxigenada.

A virilha é uma região de dobra e sofre atrito praticamente todo o tempo, ainda mais pelo uso de roupas apertadas. Como a depilação nessa área também é frequente, principalmente pelo público feminino, a pele sofre microtraumas e um processo de inflamação que desencadeia a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração mais escura da pele (marrom ou negra).

Esse processo é chamado de hipercromia pós-inflamatória e é o responsável pelo escurecimento da virilha.

Pessoas morenas e negras são as mais propensas ao escurecimento da virilha, no entanto o problema também pode surgir em pessoas de pele mais clara.

Por Que a Virilha Escurece na Gravidez?

A virilha escurece na gravidez devido às mudanças hormonais que acontecem nesse período e aumentam a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor mais escura da pele. É por isso que na gravidez as auréolas e bicos dos seios escurecem, principalmente em mulheres morenas e pardas e uma linha escurecida pode surgir na barriga.

O surgimento de melasmas, que são manchas acastanhadas no rosto, também é comum na gravidez.

Esse escurecimento da pele durante a gravidez costuma regredir com o tempo após o parto. Caso não ocorra, a mulher poderá recorrer a tratamentos estéticos orientados por dermatologistas com cremes e peelings, por exemplo.

No entanto não é recomendado fazer qualquer aplicação de produtos químicos na pele durante a amamentação, pois as substâncias utilizadas nos produtos podem passar para o leite materno e serem prejudiciais ao bebê.

Por Que a Virilha Escurece nos Homens?

Os homens não estão imunes ao escurecimento da virilha. Basicamente, a virilha escurece nos homens pelos mesmos motivos que nas mulheres: atrito constante na região, depilação e uso de receitas caseiras com ingredientes que podem provocar queimaduras e manchar a pele, como limão e água oxigenada.

O Que Podem Ser Manchas Escuras na Virilha?

Alguns tipos de manchas escuras na virilha merecem atenção redobrada, pois podem indicar problemas mais graves.

Doenças na vesícula biliar e no fígado podem provocar o escurecimento na virilha, assim como o acúmulo de substâncias químicas no organismo.

A doença de Addison, uma condição rara onde as glândulas suprarrenais tem seu funcionamento prejudicado, pode provocar o escurecimento da virilha e dos mamilos.

Manchas pretas ou marrons nessa região que possuem uma textura aveludada podem indicar, ainda, câncer no estômago.

Como Clarear a Virilha Escurecida?

Para clarear a virilha escurecida e tirar manchas da virilha rapidamente você não deve apostar em receitas caseiras à base de limão, água oxigenada ou qualquer coisa do tipo, pois elas podem provocar queimaduras e manchas na pele, aumentando ainda mais o problema.

A pomada Minancora é uma alternativa prática, barata e que não apresenta riscos, no entanto não possui nenhuma substância clareadora específica, mas contém óxido de zinco, que é anti-inflamatório e reduz as microlesões na pele clareando, consequentemente, o local.

Você pode aplicar uma fina camada da pomada 2 vezes ao dia, com cuidado para não manchar as roupas. Utilize o tempo que for necessário.

O mais indicado mesmo é ir ao dermatologista que irá prescrever o tratamento ideal para você, seja com cremes ou outros tipos de procedimentos estéticos, como o peeling ou clareamento à laser, por exemplo.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Saúde