» » Por Que a Urina Muda de Cor com Água Sanitária?

Por Que a Urina Muda de Cor com Água Sanitária?

A urina muda de cor com água sanitária por causa da reação química que acontece entre a ureia presente na urina e o hipoclorito de sódio. A urina pode se tornar vermelha ou laranja com essa reação e isso dependerá do pH da urina utilizada na mistura.

Essa reação química que acontece entre a urina e a água sanitária ou cloro ativo também pode ser bastante efervescente e provocar espuma.

Quando a água sanitária é jogada diretamente sobre o xixi, ela faz com que a urina se decomponha em amônia e dióxido de carbono, o que pode resultar na formação de gases tóxicos, como cloramina e tricloreto de nitrogênio, que se decompõem em gás cloro e gás nitrogênio, muito nocivos à saúde.

Em sua forma pura o tricloreto de nitrogênio é ainda mais perigoso por ser altamente reativo e explosivo. Ele é utilizado, inclusive, como gás lacrimogênio.

Se você prestar atenção nos rótulos das águas sanitárias à venda no mercado verá que ela é incompatível com a ureia presente no xixi. Infelizmente o rótulo não cita diretamente a incompatibilidade com a urina e é por isso que muitas pessoas não sabem disso.

O hipoclorito de sódio também não deve ser misturado a outros limpadores domésticos, principalmente os que contêm amônia em sua composição.

Leia também:

Por Que a Urina é Amarela?

O teste de gravidez com água sanitária é mito ou verdade?

O famoso teste de gravidez com água sanitária que dá positivo quando a mistura do xixi com o produto fica efervescente é um mito.

O fato da mistura ficar efervescente não tem relação alguma com a confirmação da gravidez e sim com a reação química que acontece entre a ureia presente no xixi e o hipoclorito de sódio, que resulta na formação de gases tóxicos.

Um teste de farmácia é um método bem mais seguro, prático e barato de confirmar a gravidez!

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Ciência