» » Por que a Urina fica Escura?

Por que a Urina fica Escura?

A urina fica mais escura principalmente pela maior concentração de substâncias no xixi, associada à menor presença de água.

Para entendermos melhor como isso funciona, precisamos entender como é formada a urina normal.

A urina é simplesmente o resultado da filtração dos resíduos do nosso sangue realizada pelos rins. Os rins são responsáveis por retirar o excesso de água e substâncias tóxicas presentes no sangue, e sua função é fundamental para a nossa saúde.

Por que a urina muda de cor?

Algumas condições podem levar à modificação da cor do xixi, como a falta de líquidos no sangue, que torna a urina mais escura, pela redução da quantidade de água. Excesso de água no corpo, por outro lado, faz a urina ficar mais clara e transparente.

Uma urina saudável é amarela claro. Mas, além da quantidade de água na urina, outras condições podem fazer com que a urina mude de cor.

Alguns alimentos e medicamentos que ingerimos podem tornar a urina mais escura, por exemplo.

Outro motivo para a urina ficar mais escura é uma concentração aumentada de proteínas do xixi, situação chamada de proteinúria, que deve ser tratada por um médico.

Outra condição que pode levar ao escurecimento da urina é a presença de sangue no xixi, e nesses casos a urina se torna avermelhada ou alaranjada. Quando existe a desconfiança de presença de sangue na urina, um médico deve ser consultado imediatamente.

O que fazer quando a urina fica escura?

A primeira medida a ser tomada ao notar que a urina está ficando mais escura é beber mais água, pois a causa mais comum de escurecimento da urina é a desidratação, e a mais fácil de ser tratada.

É preciso ainda levar em consideração as medicações tomadas, e os alimentos ingeridos, que possam ter levado à modificação da coloração da urina.

No entanto, se o escurecimento da urina for associado a outros sintomas, ou se existe a desconfiança de presença de sangue na urina, recomenda-se procurar um médico para investigação.

Atualizado em: 18/09/2018 na categoria: Saúde