» » Por Que a Terra é Marrom?

Por Que a Terra é Marrom?

Segundo estudos recentes, as responsáveis pela coloração marrom da terra são as plantas. Nada de azul ou verde (cores do planeta quando observado do espaço). Isso é explicado da seguinte maneira: Assim que as plantas morrem, todas suas folhas caem então no chão, levando todo o carbono que são armazenados diretamente para o solo.

O processo se inicia com pequenos microrganismos que desfazem a planta através de alguma enzimas especializadas. Essas ligações químicas são quebradas pelas enzimas que se alimentam do material. Os organismos que estão mais famintos processam enormes quantidades de carbono do solo e até absorvem alguns elementos para suas células. Entretanto, e mesmo sendo rápidos, não conseguem acabar com o serviço.

Sendo assim, quando algum carbono não é absorvido pelo micróbio, ele retorna para o solo. Ao longo do ciclo, esta substância que sobra acaba se acumulando. Demora milhares de anos até que exista carbono suficiente para que, assim,  a Terra alcance essa tonalidade. A maioria das cores do chamado espectro solar são absorvidas pelo elemento químico e refletem somente a luz marrom. Porém, o chão não é sempre marrom em qualquer do mundo. A tonalidade vai depender dos minerais que existirem em abundância naquele solo, caso o carbono esteja em escassez.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Geografia