» » Por Que a Pupila Dilata?

Por Que a Pupila Dilata?

A pupila dilata para captar mais luz do ambiente e então fornecer uma imagem nítida e clara para o cérebro. Em locais em que há pouca luz a pupila dilata, ficando maior para que se possa enxergar melhor, enquanto em lugares com muita luz a pupila se contrai para controlar a entrada de luz.

Mas não é só a variação da intensidade da luz que dilata ou contrai a pupila. Existem outras condições que podem deixar aumentá-las de tamanho, como alguns medicamentos e colírios, drogas, bebidas e ansiedade.

A pupila dilatada também pode surgir quando se está tentado lembrar de algo, conversando assuntos complexos que exigem muita atenção e conhecimento, quando se está excitado ou mesmo com dores muito fortes.

Quando as pupilas não dilatam ou contraem com a luminosidade isso pode ser sinal de alguma lesão cerebral. Quando morremos a pupila dilata porque todos os nossos músculos estão relaxados e, consequentemente, nossa pupila também relaxa e fica dilatada.

Por que a pupila dilata quando estamos apaixonados?

A dilatação da pupila está ligada à intensidade das nossas emoções, por isso sempre que estamos apaixonados ou muito interessados por algo ou alguém elas dilatam, ficando até 45% maiores que o normal.

Por que dilatar a pupila para exames de vista?

Em exames oftalmológicos são utilizados colírios para dilatar a pupila dos pacientes para que se obtenham diagnósticos mais exatos, já que dessa maneira o oftalmologista consegue visualizar com mais facilidade o fundo dos olhos.

O efeito dessa dilatação induzida independentemente da quantidade de luz no ambiente pode durar até 8 horas, bem como seus efeitos colaterais: sensibilidade à luminosidade e dificuldade de enxergar.

Atualizado em: 05/06/2018 na categoria: Corpo Humano