» » Por que a Neve é Branca?

Por que a Neve é Branca?

A neve é branca porque os cristais de gelo em sua composição desviam a luz solar branca que recebem, devolvendo o reflexo da mesma ao ambiente.

Se formos analisar a neve – e do que ela é feita – paramos para pensar que a neve nada mais é do que água congelada, ou gelo, mesmo. E a água congelada não é branca, não é mesmo? Nem totalmente transparente, como a água no seu estado líquido. Então por que isso acontece? Por que objetos diferentes possuem cores diferentes?

O que forma a cor dos elementos?

Todos os objetos e elementos possuem cores diferentes por um motivo principal: luz. A luz visível é formada por luzes de diferentes frequências e cada uma dessas frequências é percebida pelos nossos olhos como uma cor diferente.

Da mesma forma, as partículas que formam os objetos que vemos vibram em frequências diferentes. Essas partículas absorvem a energia proveniente da luz e a emitem na forma de calor. Mas a quantidade de luz absorvida vai depender da frequência de vibração da luz e da frequência de vibração das partículas do objeto ou elemento.

A luz não absorvida pode ter dois comportamentos distintos ao atravessar um objeto: ela pode ser reemitida para a partícula seguinte, atravessando todo o material, como é o caso de objetos transparentes, ou ela pode ser refletida para fora do objeto, como ocorre na maioria dos objetos sólidos.

De onde vem o branco da neve?

A cor da neve é branca porque os pequenos cristais de gelo que a formam refletem a luz para fora do floco de neve. E não apenas um tipo de luz, mas todos os tipos. Todas as luzes combinadas são refletidas para fora da neve e a combinação de todas as cores do espectro luminoso é isso mesmo que você já adivinhou: branco.

É por isso que a cor da neve como um todo é o branco, apesar de os cristais individuais que a formam não serem brancos.

Atualizado em: 02/11/2018 na categoria: Ciência