» » Por que a Maré Sobe?

Por que a Maré Sobe?

A maré sobe porque as águas são atraídas em direção à Lua, quando esta se aproxima mais da Terra. O fenômeno das marés é influenciado pela força da gravidade da Lua, que atrai os corpos em sua direção. Quando ela está de frente para os oceanos, provoca as marés altas porque faz subir o nível das águas.

As marés também sofrem influência do Sol. Quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados, suas forças gravitacionais se somam e a atração exercida por eles sobre a Terra é ainda maior. Os continentes, por serem sólidos, não sentem com tanta força essa atração, ao contrário das águas, que são mais fluidas e se movimentam com mais facilidade.

Fenômeno das Marés – Resumo Rápido

A mudança entre a maré alta, chamada de preamar, e a maré baixa, ocorre, em média, a cada seis horas. Dessa forma, cada uma ocorre duas vezes por dia.

O fenômeno das marés é influenciado pela gravidade da Lua e da Terra. Quando as duas estão alinhadas, a Lua, então, exerce atração no ponto da Terra mais próximo dela, fazendo subir o nível das águas naquele local. Quando a Lua está mais afastada desse ponto, haverá maré baixa.

Como a Terra gira em torno de si mesma, provocando o dia e a noite, essa mudança de posição sempre estará acontecendo em relação à Lua, motivo pelo qual, em um momento, a maré estará mais baixa e, em outro, mais alta.

A Influência do Sol no Fenômeno das Marés

O fenômeno das marés também sofre influência do Sol. Quando este está alinhado com a Lua e a Terra, a atração dos dois primeiros se somam e então ampliam seus efeitos nas marés. Quando estão opostos, no entanto, o efeito nas marés diminui e então a maré alta e baixa não diferem muito uma da outra.

As dimensões do fundo do mar também influenciam o fenômeno das marés: quanto mais profundo, as marés altas serão menores; quanto mais raso, maiores serão as marés.

Por que a Maré Sobe à Noite?

A maré sobe de acordo à localização da Lua sobre as águas naquele momento. Quando é noite e a Lua está mais próxima do oceano, ela exerce sua força de atração e faz subir o nível das águas.

Independente do horário, a maré sempre irá subir no ponto em que a Lua estiver mais próxima das águas.

Por que a Maré Sobe na Lua Cheia?

Na Lua Cheia, o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Quando isso acontece, as forças gravitacionais do Sol e da Lua se somam e então exercem atração com mais força sobre as marés, fazendo-as subirem mais do que o normal.

É por isso que as chamadas marés vivas acontecem durante a Lua Cheia e a Lua Nova, períodos em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, enquanto as marés mortas acontecem durante a Lua Crescente e Minguante, porque estão opostas ao Sol.

Para Onde vai a Água na Maré Baixa?

De acordo com a atração exercida pelo Sol e pela Lua, as águas dos oceanos deslocam-se de um lugar para outro. Quando a maré está baixa em um local, isso significa que a água está acumulada, nesse momento, onde está acontecendo a maré alta.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Natureza