Por Que a Família Real Veio Para o Brasil?

A Família Real Portuguesa veio para o Brasil para fugir do ataque comandado por Napoleão Bonaparte e impedir que o reino fosse tomado. O príncipe regente de Portugal na época (1808) D. João, transformou Portugal em colônia do Brasil com a vinda da Família Real para o país e graças a isso manteve a independência de seu reino e a impossibilidade do mesmo ser tomado.

Para que essa medida realmente funcionasse Portugal recebeu apoio da Inglaterra para expulsar as tropas francesas de Portugal.

Por Que a Família Real Portuguesa Veio para o Brasil?

Em 1806 Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental e o fechamento de todos os portos para a Inglaterra, mas Portugal não aderiu ao “movimento” devido às relações comerciais de longa data que já mantinham com os ingleses.

Por causa disso Napoleão ordenou uma invasão à Portugal, que ocorreu em novembro de 1807. Mas o que ele não imaginava era que D. João, o príncipe regente de Portugal na época, juntamente com o rei da Inglaterra Jorge III iriam ter a ideia de transferir a sede monárquica de Portugal para o Brasil para evitar que Portugal fosse conquistada durante a invasão. E isso foi o que ocorreu quando os dois assinaram o decreto que tornava válida a intenção.

Depois de assinada a transferência as tropas inglesas se instalaram na ilha da Madeira e, em troca do apoio, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado de comércio com a Inglaterra após instalar-se no Brasil.

Chegada da Família Portuguesa Real no Brasil

Foi determinado, então, pelo príncipe D. João, que toda a família portuguesa real fosse transferida para o Brasil, além de empregados e ministros. Viajaram, ao total, 15,7 mil pessoas de Portugal no final do ano de 1807, desembarcando no Brasil em 22 de janeiro de 1808 após 54 dias de viagens em condições insalubres, no porto de Salvador.

Além de todas os imigrantes portugueses, vieram também para o Brasil todas as riquezas de Portugal. Em 26 de fevereiro de 1808 a Família Real Portuguesa viajou em direção ao Rio de Janeiro que, mais tarde, foi declarada a capital do Império. Durante essa época Portugal ficou sob a regência de 5 fidalgos.


Leia também:

Por Que os Imigrantes Vieram para o Brasil?

Por Que o Brasil Recebeu esse Nome?

Por Que Brasília foi Construída?