» » Por Que a Chuva tem Cheiro?

Por Que a Chuva tem Cheiro?

O cheirinho de chuva é causado por uma bactéria específica que vive no solo e que, na presença de umidade, começa a se reproduzir e então exala um odor específico, que nesse caso é o cheirinho de chuva.

Quando a chuva atinge o chão, joga as partículas de terra que ficam na faixa externa do solo para o ar, fazendo com que elas se misturem com o vapor em suspensão, formando um tipo de spray úmido. Esse spray possui colônias de Streptomyces coelicolor, um gênero de bactéria que cresce naturalmente no solo com umidade.

Com a umidade provocada pela chuva, essa bactéria começa a se reproduzir, liberando no ar milhares de células reprodutoras, que são chamadas de esporos. Além de gerar novos seres, o processo de reprodução dessas bactérias faz com que os esporos exalem um cheiro característico, que é o cheirinho de chuva sentido por nós.

Quando não chove, essa bactéria entra em uma espécie de hibernação, que os cientistas chamam de estado de latência. Essas bactérias não são nocivas aos seres humanos, aliás, muitas bactérias desse gênero são utilizadas na fabricação de antibióticos para beneficiar os seres humanos.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Natureza