» » Por Que a Barriga Ronca?

Por Que a Barriga Ronca?

A barriga ronca porque os gases (bolhas de ar) ou bolhas de líquido fazem barulho ao se movimentarem pelo estômago e intestino delgado. O estômago ronca mesmo cheio ou vazio. Quando o estômago está vazio, os gases ficam livres para se movimentar e então a barriga ronca mais.

A barriga faz barulho mesmo depois de comer, durante a digestão, porque podemos ingerir ar quando comemos ou bebemos algo. Certos alimentos também induzem a formação de gases, como o feijão e a cebola. Como consequência, a barriga pode roncar mesmo cheia.

A movimentação das bolhas de ar ou líquido é promovida pelos movimentos peristálticos dos órgãos gastrintestinais, que são necessários para conduzir os alimentos ingeridos desde o esôfago até o intestino.

Os sons altos se formam porque as paredes do abdômen acabam ampliando o som provocado pela movimentação das bolhas. Quanto maior a formação e presença de gases no organismo, maior a chance da pessoa apresentar esse barulho incômodo.

Esses movimentos estão presentes a todo momento: após nos alimentarmos, para impulsionar a digestão, e quando estamos de barriga vazia, para que todos os resíduos alimentares sejam eliminados e os órgãos gastrintestinais estejam preparados para receberem a próxima refeição.

É por isso que a barriga pode roncar a qualquer momento.

Veja Também:

Por Que a Barriga Incha?

Por Que a Barriga Treme?

A barriga treme porque os gases intestinais que se movimentam podem fazer, realmente, com que a barriga se mexa.

Barriga Roncando Muito Pode Ser Verme?

Sim, barriga roncando muito pode ser sintoma de verme. Nesse caso, podem surgir outros sintomas, como emagrecimento em excesso, fraqueza, diarreia, comer muito e não se sentir satisfeito. Fazer um exame de fezes é ideal para verificar se é essa a condição que está causando os roncos constantes na barriga.

Barriga fazendo muito barulho acompanhado de outros sintomas incômodos, como diarreia e inchaço abdominal, pode ser sinal de intolerância alimentar. O recomendado é procurar um médico que pedirá exames para investigar a fundo a origem do problema.

O que Pode Ser Barriga Roncando e Diarreia?

Quando os roncos na barriga e diarreia são frequentes, isso pode ser sinal de intolerância alimentar, como a intolerância ao glúten ou à lactose, por exemplo, que provocam sintomas como maior produção de gases e diarreia.

Por Que a Barriga Ronca na Gravidez?

A barriga ronca na gravidez porque os gases continuam se movimentando no estômago e intestino, provocando barulhos durante a gestação. É normal ouvir barulho de ronco na barriga durante a gravidez e eles não são provocados pelo bebê!

Qual é o Melhor Remédio para a Barriga Parar de Roncar?

Como os roncos na barriga são causados pela movimentação dos gases no estômago e intestino, o melhor remédio para a barriga parar de roncar pode ser o Luftal ou qualquer outro antigases que destruirá as bolhas de ar presentes no organismo e evitará a formação de mais gases.

Se os roncos na barriga forem causados por vermes ou intolerância alimentar, o tratamento da condição que está causando o sintoma desagradável irá, gradativamente, eliminá-lo.

 

Atualizado em: 27/05/2018 na categoria: Bizarro