Por que a Água é um Dipolo Elétrico?

A molécula de água é considerada um dipolo elétrico porque a ligação entre os átomos de hidrogênio e oxigênio forma polos negativos e positivos. Isso acontece porque a ligação entre os dois elementos (H e O) é polar, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os seus átomos.

Por causa disso, o compartilhamento de elétrons é desproporcional, já que os polos negativos atraem o oxigênio (elemento com mais força), enquanto o polo positivo atrai o hidrogênio (elemento com menos força).

O que é um Dipolo Elétrico?

Um dipolo elétrico é o conjunto de duas cargas com módulos iguais mas com sinais opostos, separadas por uma certa distância.

As moléculas são consideradas dipolos quando há a separação das cargas elétricas devido à distribuição desproporcional dos elétrons em torno dos átomos, que é provocada pelas diferenças de eletronegatividade entre os elétrons, como no caso da molécula de água.

Por que os Sais Podem ser Dissolvidos em Água?

O termo “sais” não comporta apenas o sal comum (NaCl – Cloreto de Sódio), mas diversas outras substâncias – e nem todas elas podem ser dissolvidas em água.

Exemplo

Para explicar o porquê de alguns sais se dissolverem em água, usaremos o NaCl – Cloreto de Sódio, ou sal de cozinha como exemplo.

Quando um pouco de sal é colocado em um copo com água, as moléculas das duas substâncias começam a interagir: o lado negativo da molécula de sal (cloro) atrai o lado positivo das moléculas de água (hidrogênio), enquanto o lado positivo do sal (sódio) atrai o lado negativo da molécula de água (oxigênio), fazendo a dissolução do sal.

Como geralmente colocamos pouco sal em muita água, as moléculas de água que estão em número maior do que as do sal cercam todos os íons das moléculas de sal. Dizemos, então, que o sal está solvatado – dissolvido, cercado pelo solvente (água – H2O).

Corpo de Fundo

É claro que se colocarmos muito sal na água não haverá moléculas de água o suficiente para cercarem as moléculas de sal, e então uma parte dele ficará no fundo do recipiente, intacto, sem se dissolver, formando o chamado corpo de fundo ou corpo de chão.

Sais que não Podem ser Dissolvidos em Água

Há alguns sais que não podem ser dissolvidos em água, como o carbonato de lítio, acetato de prata, fluoreto de magnésio, fluoreto de cálcio, cloreto de prata e cloreto de chumbo, dentre outros.

Regras de Solubilidade

Existem alguns fatores que determinam o porquê de alguns sais serem mais solúveis do que outros. Dentre eles, estão as forças de interação entre:

  • As partículas próximas do soluto;
  • As moléculas de água e as do soluto antes da dissolução;
  • As moléculas de água e as do soluto depois da dissolução.

Formação de Micelas em uma Solução de Água + Soluto Apolar

As micelas são formadas em uma solução de água + soluto apolar porque as soluções apolares não possuem afinidade com a água (hidrofóbicas).

Como exemplo, temos a água e óleo, que não se misturam porque o óleo possui uma cadeia de hidrocarbonetos apolar e um grupo carboxil polar em sua extremidade. Enquanto o grupo Carboxil interage com a água, a cadeia de hidrocarbonetos não interage, formando as micelas.