» » Por que a água do mar é salgada?

Por que a água do mar é salgada?

A água do mar é salgada por causa dos rios que desgastam as rochas ao passarem por elas e levam consigo diversos sais minerais que são depositados, ao final, nos mares.Esse processo acontece há milhares de anos, juntamente com a acumulação de íons variados na água do mar, como o cálcio, cloro, sódio e magnésio, que aconteceu ao longo dos séculos, o que contribuiu para a presença de componentes como o cloreto de sódio – o sal de cozinha comum, em quantidade mais elevada, além de outros tipos de sais, como o carbonato de cálcio e o cloreto de magnésio.

A água presente em coleções grandes como rios, lagos, mares e oceanos possui, naturalmente, a presença de íons que garantem a sobrevivência de seus peixes e espécies variadas.

Quanto aos oceanos, a quantidade de íons presente em sua água é ainda maior em decorrência de um processo de acúmulo dos mesmos que ocorre há milhões de anos em sua composição.Com relação a isso, durante o processo de evolução da chuva, que caiu durante centenas de anos, acabou diluindo os minerais encontrados na superfície do planeta carregando os mesmos para os mares e oceanos.

Estas coleções de águas também receberam elementos químicos variados lançados neles por meio de vulcões submersos, o que aumentou o teor de sal nas mesmas.

Por Que a Água do Rio é Doce

A água do rio é doce porque vem das chuvas, ou seja, não tem contato com agentes que possam deixá-la com um alto nível de salinidade, como a água do mar, que é salgada porque os rios, antes de desaguarem no mar, levam sedimentos das pedras consigo.

Outro caso é a acidez na água dos rios, que é causada, basicamente, pela poluição do ar ou do próprio rio, que faz com que substâncias de caráter ácido estejam em maior quantidade.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Água