Por que a água apaga o fogo

A água apaga o fogo porque ela esfria e retira o oxigênio que alimenta as chamas.

Para que haja fogo é necessária combustão, que nada mais é que um tipo de reação química que combina o oxigênio com outra determinada substância, assim existe uma transformação que libera toda a energia em forma de luz e calor.

Para que o fogo seja então apagado é necessário que sejam eliminadas as bases essenciais para a transformação do mesmo, logo deve-se cortar o oxigênio, resfriar o material, ou quebrar de alguma forma as reações químicas que acontecem.

Quando se formam as chamas, a água é um dos elementos mais conhecidos para exercer a função de extermina-las, pois ela absorve o calor apagando a chama, e ao mesmo tempo o vapor liberado corta o suprimento de oxigênio do qual o fogo se alimenta.

Existem alguns casos específicos em que o fogo não pode ser apagado através do uso da água. Nas três divisões de classe (A,B,C), apenas a A pode ser resolvida com o uso de H2O. a reação B é originada de combustíveis com base em, por exemplo, produtos que levam petróleo e portanto deve ser apagados com abafamento ou pó químico. O fogo classe C é aquele que ocorre onde existe corrente elétrica e só consegue ser extinguido com uso de pó químico.