» » Por que uma Planta Precisa de Luz para Crescer?

Por que uma Planta Precisa de Luz para Crescer?

Uma planta precisa da luz do sol para crescer porque é através da luz solar que ela produz o seu próprio alimento através da fotossíntese. A planta transforma luz solar em energia através da clorofila, a substância responsável por sua coloração esverdeada.

Essa energia produzida através da captação do fóton de luz natural faz a planta absorver água e nutrientes pelas suas raízes e utilizar o gás carbônico em conjunto para produzir glicose (açúcar), com a qual se alimenta, e oxigênio, que libera para a atmosfera.

O que uma Planta Precisa para se Desenvolver?

Os elementos essenciais que uma planta precisa para se desenvolver são luz solar, água, gás carbônico e nutrientes que retira do solo. É através desses elementos que a planta consegue fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento.

Como as Plantas Reagem ao Ambiente?

As plantas reagem ao ambiente de diversas formas. Primeiramente, as plantas reagem à luz: crescem para cima em direção à luz do sol e podem mudar a direção do crescimento em virtude de onde vem a principal fonte de luz presente no ambiente. A essa reação se dá o nome de fototropismo.

As plantas também reagem de maneira favorável à gravidade, como é o caso de suas raízes que crescem para baixo, e contra a gravidade, no caso do caule que cresce para cima.

Porque as Plantas Precisam de Sol para Crescer?

Como você já pôde perceber, as plantas precisam de sol para crescer porque é através da luz solar que elas obtêm energia para realizar a fotossíntese em conjunto com a água, gás carbônico e nutrientes que retira do solo.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Natureza