» » Por Que Ocorrem Tantos Terremotos no Japão?

Por Que Ocorrem Tantos Terremotos no Japão?

Ocorrem tantos terremotos no Japão porque o país é localizado em uma falha geológica, exatamente no local de encontro entre três placas tectônicas que estão em constante colisão.

Essa zona de convergência entre placas é chamada de Círculo do Fogo do Oceano Pacífico, onde há grande atividade sísmica que causa terremotos, tsunamis e atividade vulcânica intensa na região.

Há grande instabilidade tectônica no Japão porque a região está fixada onde três placas se encontram: a do Pacífico, a Eurasiana e a das Filipinas. É por esse motivo que o Japão possui terremotos de alta magnitude, com até 9 graus na escala Richter (10 graus é o número máximo de medição).

Quando essas placas colidem umas com as outras, há uma grande criação de energia que, quando é liberada, causa os tremores. Em média, a cada 5 minutos um tremor de terra é registrado no Japão.

Por Que Ocorreu o Terremoto no Japão em 2011?

O Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011 ocorreu porque o país fica sobre uma falha geológica onde três grandes placas tectônicas se encontram. Por causa disso, os terremotos de alta magnitude, infelizmente, são relativamente comuns no Japão: 2 em 6 terremotos com mais de 6 graus da escala Richter acontecem na região.

O terremoto no Japão que ocorreu em 11 de março de 2011 foi o mais forte em 150 anos, com 8,9 graus na escala Richter em seu epicentro (local onde o primeiro tremor de terra é sentido na superfície da terra), que foi no Oceano Pacífico, a 130 km da costa do país.

No Japão, os tremores de terra alcançaram até 6.5 graus.

O que Provocou o Tsunami no Japão em 2011?

O que provocou o tsunami no Japão em 2011 foi justamente o Grande Terremoto do Leste do Japão. Como o epicentro do terremoto foi no fundo do Oceano Pacífico (24,4 km de profundidade), houve um grande tsunami com ondas que chegaram a 10 metros, muito mais responsável pela destruição e pelas mortes do que o próprio terremoto.

Além disso, também houve risco de contaminação nuclear, já que os reatores das usinas desligaram automaticamente mas continuaram produzindo calor, liberando vapores radioativos.

O Grande Terremoto do Leste do Japão foi tão forte que deslocou o eixo da Terra e de Honshu, a principal ilha do Japão.

Por Que no Japão Existem Grandes Terremotos e no Brasil Apenas Pequenos Tremores de Terra?

No Japão existem grandes terremotos porque seu território fica acima de uma falha geológica onde 3 grandes placas tectônicas se encontram e estão em constante movimento.

No Brasil há apenas pequenos tremores de terra porque ele está localizado no centro da placa tectônica Sul-americana e por isso sente pouco ou nenhum impacto durante a colisão da mesma com outra placa vizinha.

Atualizado em: 25/05/2018 na categoria: Terremotos