» » O Que é Água Boricada?

O Que é Água Boricada?

A água boricada é uma solução antisséptica, bactericida e antifúngica indicada para tratar infecções no ouvido externo, inflamações e irritações dos olhos, irritações da pele, picadas de insetos, queimaduras leves, entre outras indicações.

Trata-se de uma solução límpida, incolor e sem cheiro que contém 3% de ácido bórico. Sua venda é proibida em vários países, mas, no Brasil, a água boricada é vendida sem prescrição médica na dose de até 5%.

Para que serve água boricada?

A água boricada tem serventia para vários problemas de saúde e existe uma teoria de cura para bromidrose, que nada mais é que a secreção de suor com mau cheiro causado pelo excesso de bactérias que se multiplicam no local.

De todo modo, a água boricada é um item que pode ser utilizado em infecções do canal auditivo externo, inflamações e irritações dos olhos, irritações da pele, picadas de insetos, queimaduras leves, entre outros.

Existem precauções quanto ao uso da água boricada, pois o uso não é indicado para pessoas alérgicas ao ácido bórico, em feridas abertas ou lesões da pele.

Água boricada nos olhos

A água boricada é bastante usada em tratamentos oculares, mas seu uso por conta própria não é recomendado.

Como os olhos são bastante sensíveis e qualquer lesão ou inflamação pode resultar em problemas mais sérios, a água boricada torna-se imprópria para uso no local por não ser isotônica e estéril, ou seja, não é fabricada sob as exigências que os produtos destinados especificamente para os olhos devem atender.

Como fazer água boricada?

É possível fazer água boricada em casa de forma rápida e fácil.

Para fazer a água boricada é preciso de uma xícara de água, uma pitada de sal e uma pitada de ácido bórico. Misture todos estes ingredientes, de forma que haja a dissolução na água do sal e do ácido bórico e posteriormente, deixe descansar por pelo menos 10 minutos.

Atualizado em: 19/06/2018 na categoria: Água