» » Qual foi o Motivo da Reforma Protestante?

Qual foi o Motivo da Reforma Protestante?

Os principais motivos para a reforma protestante foram a indignação da população frente aos abusos do clero e a ignorância dos líderes da igreja, a mudança da visão de mundo da população, o maior acesso à bíblia e a ganância da burguesia.

A reforma protestante foi um movimento iniciado no século XVI por Martinho Lutero na Alemanha e depois foi sendo espalhado por países como Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e partes do Leste europeu.

Os motivos da reforma protestante foram inicialmente religiosos, mas também passaram a envolver aspectos sociais e políticos.

Motivo Religioso da Reforma Protestante

Uma das principais reivindicações de Martinho Lutero era a venda de indulgências, uma prática realizada pela igreja católica onde os fiéis podiam ficar libertos dos seus pecados se pagassem uma determinada quantia para a Igreja, algo que fugia do que realmente estava na bíblia e do que afirmava Santo Agostinho: “A salvação do homem é dada pela fé”.

A venda de indulgências era, na verdade, um meio de arrecadar dinheiro para financiar as obras da igreja.
Outra prática reivindicada pelo movimento protestante era o abuso da boa fé das pessoas para vender relíquias proferidas sagradas, onde muitas pessoas eram enganadas comprando panos ditos embebidos pelo sangue do próprio Cristo, espinhos que coroaram Jesus, objetos pessoais de alguns santos, entre muitos outros objetos que não tinham relação com esses acontecimentos.

Foi nessa época também que os exemplares da bíblia começaram a ser disseminados e muitas pessoas começaram a ter acesso a ela, já que até então só os representantes da Igreja Católica o tinham. Esse maior acesso fez com que as pessoas começassem a perceber que os sacerdotes desconheciam a própria doutrina e tinha uma grande falta de preparação para exercer tais funções religiosas.

Motivo Econômico da Reforma Protestante

A igreja condenava o lucro excessivo dos comerciantes, por isso a burguesia estava a favor de uma doutrina religiosa que permitisse o lucro e acompanhasse a expansão comercial que estava acontecendo no mundo, por isso esse foi um dos principais motivos econômicos que ocasionou a reforma protestante, pois a burguesia queria ganância e a reforma protestante apoiava essa ideia.

Motivo Político da Reforma Protestante

O poder político-administrativo e a posse de terras ainda estavam concentrada nas mãos do papa nessa época. Mas, com o processo de centralização monárquica que estava acontecendo na Europa os reis começaram a questionar todo esse poder nas mãos da igreja e apoiar a reforma protestante para tentar reduzir esse poder do papa e ampliar os seus.

Cinco Solas

As cinco solas foram os princípios teológicos fundamentais defendidos por Martinho Lutero e que motivaram a Reforma Protestante. Eles eram:

  1. Sola fide (somente a fé)
  2. Sola scriptura (somente a Escritura)
  3. Solus Christus (somente Cristo)
  4. Sola gratia (somente a graça)
  5. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Atualizado em: 28/05/2018 na categoria: História