» » Porque a Menstruação fica Escura?

Porque a Menstruação fica Escura?

A menstruação, em geral, fica mais escura quando a mulher usa, por exemplo, alguns tipos de medicamentos, pílulas anticoncepcionais ou tem uma alimentação muito rica em proteínas.

Além disso, a menstruação tende a ficar mais escura quando a mulher está no fim de seu ciclo menstrual. Não é raro que ela adquira uma cor marrom.

Outro motivo pelo qual a menstruação fica escura é quando a mulher demora para trocar o seu absorvente. Em contato com o ar, o sangue se torna mais escuro do que o de costume.

Menstruação escura e Gravidez

A mulher pode chegar a menstruar nos primeiros meses da gestação. Essa menstruação, porém, costuma expelir menor quantidade de sangue e com uma colocarão mais escura.

Isso ocorre porque o óvulo que fora fecundado fixa-se nas paredes do endométrio, deixando os escapes de sangue mais escuros, mesmo existindo a gestação.

Esse processo tem um nome e é conhecido por nidação – que causa sangramentos nos primeiros dias ou meses de uma gravidez.

Menstruação escura e a Endometriose

A menstruação também pode ficar escura quando a mulher sofre da doença chamada Endometriose. Isso ocorre porque, na doença, o sangue da menstruação fica parado nas paredes do colo do útero e do próprio canal vaginal por dias. E quando o sangue é eliminado, ele apresenta uma coloração mais escura, podendo ir do vermelho escuro até o marrom ou mesmo preto.

Trata-se de uma doença pélvica, que causa muitas dores para a mulher e deve ser tratada. Atualmente, há diversos tratamentos para a endometriose.

Menstruação escura é motivo de preocupação?

Caso a mulher perceba a menstruação mais escura no final do ciclo ou se ficou muito tempo sem trocar o seu absorvente e não apresenta outros sintomas, não há motivos para preocupação.

No entanto, se a menstruação fica escura e é acompanhada de dores quase insuportáveis, um médico ginecologista deve ser procurado, pois há risco de a estar sofrendo de endometriose.

Menstruação escura que aparece fora dos dias corretos do ciclo menstrual também requer que a mulher consulte um médico. Também é necessário passar por um médico ginecologista se houver menstruação escura com suspeita de gravidez ou se o sangue é acompanhado de mau cheiro – já que este último caso pode se tratar de alguma infecção pélvica ou ginecológica.

Atualizado em: 14/12/2018 na categoria: Saúde