» » Por que a Lua aparece de dia?

Por que a Lua aparece de dia?

A Lua às vezes aparece de dia no céu, e isso acontece principalmente por dois motivos, que são: a luminosidade aparente da Lua, proveniente da sua proximidade com o Planeta terra, combinada com outros fatores, e as especificidades da órbita da Lua ao redor da Terra, também conhecida como ciclo lunar.

Esses dois fatores combinados fazem com que a Lua, em algumas épocas do mês, possa ser visível durante o dia.

Por que dá pra ver a lua durante o dia?

Pode parecer estranho ver a Lua de dia, pois sempre pensamos na separação do dia e da noite como algo absoluto, e de noite temos a escuridão e a Lua, e de dia a claridade e o Sol. Mas saiba que a Lua aparecer de dia é um fato completamente normal, e acontece algumas vezes durante o mês, dependendo do momento do ciclo da Lua.

Para que a Lua seja vista durante o dia, ele deve estar brilhante o suficiente para aparecer na luminosidade do céu azul, e ela deve estar alta suficiente no céu para que seja iluminada pelo sol e vista a olho nu.

Com certeza você já viu a Lua aparecer logo de manhãzinha, quase que apenas uma sombra no céu. Isso acontece principalmente porque a Lua muda de posição, em relação ao Sol, na medida em que realiza seu caminho ao redor da Terra. Quando ela se encontra diretamente oposta ao Sol, ela só pode ser vista durante a noite.

No entanto, em outros momentos onde ela se encontra angulada em relação ao sol, ela pode ser iluminada em outros horários, e aparecer durante o dia, seja no inicio da manhã, ou bem no finalzinho da tarde.

Atualizado em: 10/09/2018 na categoria: Natureza